Cidadeverde.com

Dakar 2009 começa com recorde de pilotos brasileiros

Imprimir
Após ter sido cancelado em 2008 devido às ameaças de ataques terroristas na Mauritânia, o Rali Dakar cruza o Oceano Atlântico pela primeira vez, após 30 anos de história na África e na Europa. A maior competição off-road do mundo será disputada na América do Sul, entre Argentina e Chile, em uma edição especial para o vizinho Brasil, que terá a participação recorde de 16 aventureiros.



Nove deles são estreantes, mas todos contarão com uma maior familiaridade em relação ao circuito, que deverá ter as mesmas características do Rali dos Sertões, disputado essencialmente em trajetos marcados por pistas - ao contrário da imensidão do deserto africano.

Além disso, alguns deles têm a experiência de já ter participado do Rali Por Las Pampas, disputado em território argentino. É o caso de José Hélio Rodrigues Filho, tetracampeão do Rali dos Sertões, que vai estrear nas motos.

Guilherme Spinelli e Marcelo Vívolo também já competiram na Argentina, e ainda contarão com o carro que ganhou as cinco últimas edições do Dakar. Uma parceria inédita entre a Mitsubishi do Japão e a do Brasil escalou os dois para pilotarem o Pajero Evolution no Dakar 2009.

Enquanto uns estreiam, outros vão para o Dakar já com muita bagagem e com o intuito de passar experiência aos mais novos. É o caso de Klever Kolberg, que participou das últimas 20 edições do rali. Desta vez, ele vai ser o chefe da equipe Mitsubishi Brasil, e estará à disposição dos novatos Spinelli e Vívolo.

Outro veterano entre os brasileiros é André Azevedo, que, junto com Kolberg, fez a primeira participação brasileira no Dakar de 1988. Mesmo com 20 edições nas costas, inclusive o quinto lugar de 2007 nos caminhões, André se sente pressionado: "A mídia acha que, só porque sou do continente, vai ser mais fácil, mas eu não vejo assim", declarou ao site oficial do rali.

Irmão de André, Jean Azevedo já esteve em nove edições do Dakar na categoria motos. Em 2009, porém, o seu desafio será diferente. Pela primeira vez, ele vai competir junto com os carros, ao lado do jovem navegador Youssef Haddad. O Brasil terá também a estréia de Carlo Collet, que será o único representante do país nos quadriciclos. O piloto de 46 anos é pentacampeão do Rali dos Sertões na categoria.

Fonte: Uol
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: