Cidadeverde.com

Mirepoix: aprenda a preparar o prato nutritivo e saboroso

Imprimir


Você já ouviu falar em mirepoix? Esse nome inusitado - que se pronuncia mirepoá - se refere a um prato típico da culinária francesa. Nele, existe a mistura de vegetais cortados em pequenos cubos para que a refeição fique mais nutritiva e com um sabor a mais, seja ela servida com carnes ou em forma de caldos.

Na receita tradicional, os ingredientes principais são a cenoura, o aipo e a cebola, mas você também pode usar a sua criatividade e acrescentar outros de sua preferência para que ele acompanhe seu gosto e fique ainda mais delicioso.

Nutritivo

Originado na culinária francesa, o mirepoix é nutritivo e ajuda a deixar qualquer comida mais saborosa. Unindo cenoura, aipo e cebola, os três ingredientes indispensáveis na receita tradicional, ele é rico em vitaminas (incluindo as do complexo B), minerais e antioxidantes.

Versátil, ainda pode ser aproveitado em vários pratos. No entanto, em sua função original, serve de base para molhos de variados tipos, caldos e sopas.

Mas não é só aí que o prato francês se destaca: por causa do aroma e do gosto característico dos seus ingredientes, o mirepoix também é muito usado para deixar a comida com um toque diferente.

Quando a ideia é aproveitá-lo nas carnes, por exemplo, basta acomodar a proteína em cima do mix de legumes para que ela capture um pouco do sabor de todos eles

Como preparar?

Apesar do nome difícil, esse prato é bem simples de ser preparado. Não tem mistério: acompanhe o passo-a- passo a seguir.

- Para começar, separam-se os três ingredientes, cortando em pequenos cubos. Na receita original, a cebola sempre aparece em maior quantidade que a cenoura e o aipo - mas são possíveis ajustes de acordo com a preferência e o prato que será servido;

- Depois, acrescentar um pouquinho de manteiga ou um fio de óleo em uma frigideira, jogar os três ingredientes e refogue até que eles fiquem bem macios;

- Caso queira inovar na receita, a receita é adicionar legumes e verduras;

- Agora, o procedimento muda de acordo com o que você pretende fazer com o mirepoix. Se a ideia é servir com assados, misture tudo e deixe bem espalhado na assadeira antes de colocar a carne por cima para que ela pegue o sabor dos ingredientes.

- Mas, se a ideia é servir como caldo, sopa ou molho, adicione água e cozinhe por, aproximadamente, duas horas. Depois, use apenas essa parte líquida para preparar a refeição.

Dica

Use a parte sólida do mirepoix para outros pratos, até mesmo o que você acabou de montar, aproveitando seu aroma e sabor.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais