Cidadeverde.com

Panela de pressão serve até mesmo para preparar arroz

Imprimir

Sabe a panela de pressão? Pois é, ela não serve apenas para preparar feijão e carnes. É uma grande aliada de quem cozinha no dia a dia e pode agilizar o preparo de diferentes pratos. Além disso, com a panela de pressão, os alimentos perdem menos nutrientes, pois o tempo de cozimento é reduzido.  Sabe o que dá para cozinhar com essa panela? 

Feijão

A melhor forma de cozinha feijão no dia a dia, sem dúvidas, é com a ajuda da panela de pressão. Isso porque os grãos demoram muito para serem cozidos - sem a ajuda da pressão, em especial, eles podem demorar até mais de duas horas para ficarem prontos

Para preparar o feijão, basta colocar os grãos na panela com água, ligar o fogo e, quando começar a chiar (sair fumaça pela válvula), é esperar cerca de 30 minutos para ficar pronto. Um detalhe: só abrir a tampa quando toda a pressão tiver saído, ok?

Diferentes tipos de carne

É possível cozinhar diferentes tipos de carne: lagarto, picanha, frango, linguiça, patinho, lombo e por aí vai. A grande vantagem da panela de pressão é que ela permite o rápido cozimento de todos os alimentos, o que também garante uma boa economia com gás de cozinha.

A melhor parte de preparar carnes na panela de pressão é que, assim, elas ficam bem mais macias, principalmente quando deixamos cozinhando durante bastante tempo

Legumes

Dá para cozinhar legumes na panela de pressão em até 5 minutos. O segredo é não usar água – cortam-se todos os alimentos em cubinhos, tiras ou em outro formato e, então, os coloca dentro da panela com um pouco de manteiga ou azeite, sal e outros temperos que você gosta.

Então, é colocar no fogo e, quando a panela começar a chiar, cronometrar de 3 a 5 minutos e desligar o fogo.

Macarrão

Outra receitinha que fica uma delícia é o macarrão de panela de pressão.  Ele fica bem cozido, temperado e prontinho em um tempo recorde. Outra dica é usar um tipo de macarrão mais compacto - pene ou parafuso, por exemplo - que ficam bem saborosos nessa receita e são mais fáceis de misturar com os temperos.

Arroz

Para quem quer rapidez no preparo do arroz, uma boa dica é recorrer à panela de pressão. O bom é que não existe segredo para preparar essa receita: cozinhe o arroz normalmente. A única diferença é que, em vez de usar uma panela comum, você deve utilizar a de pressão.

Comece refogando o alho no azeite (junto com outros temperos, se preferir) e depois adicione o arroz já lavado. Depois, é despejar a água e tampar a panela para que haja pressão. Assim que começar a chiar, basta esperar cerca de 5 minutos e pronto! 

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais