Cidadeverde.com

Bolsonaro chama governadores do Nordeste de ''Paraíba''; gestores reagem

Imprimir


Uma fala do presidente Jair Bolsonaro (PSL) provocou repúdio dos governadores do Nordeste. 

Ao conversar ontem com o ministro Onyx Lorenzoni (Casa Civil), no café da manhã com jornalistas estrangeiros, Bolsonaro, que não sabia que estava sendo gravado, se referiu os governadores do Nordeste como "Paraíba", o que gerou indignação nos chefes dos executivos. A fala trazia críticas diretas a Flávio Dino (PCdoB), do Maranhão.

Ontem, os governadores divulgaram uma carta na qual cobram explicações da Presidência da República.

A gravação foi captado pela equipe da TV Brasil que filmava o encontro. A fala é possível ouvir que Bolsonaro faz críticas a gestores da região. A fala é possível detectar que o presidente usa a expressão “governadores de Paraíba” e, em seguida, afirma que “o pior é do Maranhão”. Em seguida diz:“Não tem que ter nada para esse cara (se referindo a Flávio Dino)”. 

O governador do Maranhão é Flávio Dino reagiu hoje afirmando em imprensa nacional que "ser o pior governador na visão de Bolsonaro é uma honraria".

Veja na íntegra carta dos governadores

Nós governadores do Nordeste, em respeito à Constituição e à democracia, sempre buscamos manter produtiva relação institucional com o Governo Federal. Independentemente de normais diferenças políticas, o princípio federativo exige que os governos mantenham diálogo e convergências, a fim de que metas administrativas sejam concretizadas visando sempre melhorar a vida da população.

Recebemos com espanto e profunda indignação a declaração do presidente da República transmitindo orientações de retaliação a governos estaduais, durante encontro com a imprensa internacional. Aguardamos esclarecimentos por parte da presidência da República e reiteramos nossa defesa da Federação e da democracia.

 

Flash Yala Sena
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais