Cidadeverde.com

Projeto atende mais de 160 gestantes em situação de vulnerabilidade social

Imprimir
Ascom/Semcaspi
 
Gestantes e recém-nascidos podem contar com serviços de deslocamento e enxoval oferecidos pela Prefeitura de Teresina por meio do projeto Mãe Teresinense. O programa presta atendimento integral às mães em situação de vulnerabilidade social e renda e já contabiliza 162 atendimentos.
 
As ações inclusas no Mãe Teresinense são realizadas em conjunto, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), Fundação Municipal de Saúde (FMS) e da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres. O projeto conta com eixo de Política de Atenção às Mulheres, de Assistência Social, que consiste em acompanhamento familiar, atendimento no benefício eventual de auxílio-natalidade e a inclusão nos demais serviços ofertados pelo CRAS.
 
Além do acompanhamento do pré-natal, por meio da estratégia Saúde da Família, o eixo de Saúde atua de forma informativa, oferecendo oficinas que buscam tornar o processo da gestação, do parto e do nascimento mais seguro e confortável. O programa Amor de Tia, serviço que busca orientar sobre os cuidados necessários aos filhos de mulheres que sofreram violência, também está incluso no quadro do Mãe Teresinense.
 
Como participar
 
Já na suspeita de uma eventual gestação, a mulher pode procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima. Se confirmada a gravidez, se inicia o pré-natal e o encaminhamento ao Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), onde mediante adequação aos critérios de renda per capita de ¼ do salário mínimo e inscrição no CadÚnico, se realiza a inclusão no Mãe Teresinense.
 
A família recebe, então, atendimento por parte do Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família (PAIF) e concessão para utilização do transporte no dia do parto e no retorno para sua residência, de forma que a segurança seja assegurada. A população pode conhecer ainda mais e sanar eventuais dúvidas por meio do 3131-4729 e do 3131-4730.
 
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais