Cidadeverde.com

Vereadores tomam posse em calçada no interior

Imprimir

Um fato inusitado foi registrado na posse dos eleitos na cidade de Itainópolis, a 356 Km de Teresina, no dia 1º de janeiro. Por divergência de horários, uma parte dos vereadores tomou posse à 0h30, na Unidade Escolar Alayde Rodrigues e o restante dos parlamentares compareceu à Câmara Municipal para a solenidade às 10 horas da manhã.

A confusão ocorreu porque o ex-presidente da Câmara, Osvaldo Aguiar, enviou circular aos vereadores informando que a solenidade seria realizada às 24h30 do dia 1º. Os parlamentares João Batista de Oliveira, José Carlos Santos Ibiapino, Manassés Rodrigues de Moura e Valderson Duarte Pimentel Dantas, repudiaram a atitude e interpuseram mandado de segurança para pedir a ilegalidade do ato, já que o horário não existe e segundo o regimento interno da Casa, a posse deve ser realizada às 10 horas na sede da Câmara.
 

Parlamentares tomaram posse na calçada do prédio

 
Por conta do ocorrido, os quatro vereadores não compareceram ao evento e não foram empossados. Apesar disso, na solenidade marcada para às “24h30”, tomaram posse os vereadores Osvaldo José de Aguiar, Raimundo Rodrigues de Araújo, Erivan Osmundo dos Santos, Raimundo Nonato dos Santos e Maria dos Remédios Santos, bem como o prefeito e vice-prefeito Raimundo Nonato de Andrade Maia e Raimundo Ferreira de Oliveira.
 
 
 

Os eleitos que não compareceram à posse da madrugada foram à Câmara, às 10 horas, para ingressar nos cargos. Com o prédio fechado, eles tomaram posse na calçada da sede do poder legislativo. Foi lavrada uma ata em livro a parte em razão da impossibilidade de acesso aos livros de registros dos atos da Câmara naquele momento.

Além do tumulto causado pela divergência de horários, há também dúvidas quanto a legalidade das posses. Os vereadores que tomaram posse às 10 horas querem saber qual solenidade será considerada pela Justiça. Eles alegam que não foram convocados regularmente e defendem a tese de que a sessão da madrugada foi realizada em desconformidade com o regimento interno da Câmara.


Záira Amorim
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: