Cidadeverde.com

Veja como acabar com o sono após as refeições

Imprimir

Foto: Pixabay/ fotos gratis


Muitos consideram normal sentir sono depois do almoço. Mas isso realmente tem uma explicação científica: o corpo foca na digestão e, por isso, a vontade de dormir surge. Um dos grandes responsáveis por dar essa vontade de dormir é o hormônio responsável pelo metabolismo da glicose: a insulina, que fica mais elevada após as refeições.

Quando a digestão é realizada, o cérebro fica menos oxigenado, uma vez que a circulação sanguínea se concentra mais na região do estômago. Neste caso, o sistema nervoso fica menos irrigado, enviando menos sinais de alerta ao organismo e, consequentemente, deixando o corpo mais relaxado e sonolento. É por isso, inclusive, que as crianças costumam tirar uma soneca depois das refeições

Aposte nos alimentos ricos em fibra

Quando comemos grandes quantidades, esse efeito de sono tende a ser ainda maior. Por isso, para quem não quer (ou não pode) tirar uma soneca depois do almoço, a alternativa é consumir alimentos ricos em fibra e evitar consumir grandes quantidades de uma vez só.

Cabe lembrar que as fibras ajudam a regular o intestino assim como promovem a sensação de saciedade, evitando a compulsão alimentar. Dessa forma, são grandes aliadas de quem deseja reduzir a quantidade de comida durante as refeições.

Dica

Antes de dormir é importante fazer refeições leves. O ideal, segundo a nutricionista, é jantar até três horas antes. Se sentir fome nesse período, porém, o ideal é comer algo leve, como banana com aveia, iogurte e leite.

Em geral, caso o jantar ocorra às 20h, dificilmente a pessoa sentirá fome até as 23h. Afinal, o organismo demora mais para digerir o alimento nesse horário.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais