Cidadeverde.com

Pernambuco e do Rio de Janeiro montam planos de ação inspirados em Teresina

Imprimir

Foto: Ascom / PMT

Motivados pela trajetória de sucesso da educação pública de Teresina, representantes das secretarias de Educação dos municípios de Caruaru (PE), Petrolina (PE) e Paraty (RJ) estão montando seus planos de ação com ajuda de técnicos da Secretaria Municipal de Educação (Semec) da capital piauiense. O grupo está participando do Seminário Replica Teresina, que encerra nesta sexta-feira (26).

O evento foi programado para o compartilhamento de experiências e contou com o apoio da Comunitas, inclusive com a participação do hoje especialista em Gestão Pública da Organização, o piauiense Washington Bonfim. Também com o ex-secretário de Educação de São Paulo, Alexandre Schneider, que proferiu palestra sobre políticas educacionais e os desafios para as redes municipais.

Segundo o secretário municipal de Educação de Teresina, Kleber Montezuma, o momento é oportuno para dialogar sobre as boas práticas. “Temos desenvolvido um trabalho de excelência, o que nos levou ao posto de capital com o melhor IDEB do Brasil. As boas práticas e as estratégias desenvolvidas ao longo dos últimos anos podem ajudar outras redes a alcançarem os resultados que almejam também”, destaca Montezuma.

Para o prefeito Firmino Filho, é uma alegria receber os visitantes e falar mais sobre educação. “Teresina construiu um modelo que tem chamado atenção de todo o país, então é com orgulho que trouxemos esse seminário, falando um pouco mais sobre essa evolução e até contribuindo com as práticas dos gestores de outros municípios”, disse.

Além de debaterem sobre o assunto trazendo experiências das diferentes realidades, os gestores analisaram o caso de Teresina com o objetivo de reproduzirem práticas em suas cidades. O grupo visitou escolas, conversou com diretores e recebeu apoio para a construção dos planos de ação, com toda a estruturação para levar o modelo de processo transformador.

“É realmente inspiração para todos nós a gestão educacional de Teresina, como o monitoramento bem esquematizado traz grandes resultados”, afirma a secretária municipal de Educação de Petrolina, Margareth Zaponi. Ela conta que o Seminário será um divisor de águas para a educação do município. “Certamente essa vivência vai contribuir bastante para a melhoria dos nossos processos. Já sairemos de Teresina com novas ideias a serem implementadas”, conclui.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais