Cidadeverde.com

Receitas para aproveitar os benefícios do ágar-ágar

Imprimir

Foto: Pixabay/fotos gratis

Você já ouviu falar no ágar-ágar? Extraído a partir de algas marinhas, o ingrediente funciona como substituto da gelatina tradicional (geralmente feita a partir da cartilagem de boi). Por não ser de origem animal, costuma ser usado na dieta de veganos e vegetarianos, servindo para o preparo de receitas salgadas e doces.

Esse ingrediente ainda fornece muitos nutrientes importantes para o nosso corpo, tais como as vitaminas do complexo B, A, C e D. Além disso, ele é fonte de colágeno, uma proteína fundamental para a saúde da nossa pele. Quer conhecer receitas com esse ingrediente?

Gelatina com suco de frutas

A maioria usa o ágar-ágar para preparar gelatinas de diferentes sabores. O lado bom é que essa receita é bem simples: em vez de usar água pura para dissolver o pó de ágar-ágar, dá para recorrer a um suco de frutas.

Prepare um suco de laranja ou frutas vermelhas, por exemplo, e depois adicione o pó. Ferva durante alguns minutos e, depois, coloque em forminhas dentro da geladeira para endurecer, criando uma gelatina bem saborosa e nutritiva.

Já experimentou a salada de frutas?

Neste caso, deve-se cortar várias frutas em pedaços pequenos (morango, manga, melão, melancia, laranja, uva), colocá-los dentro de uma taça e, depois, adicionar algum suco com o ágar-ágar dissolvido. Assim, você vai formar uma espécie de gelatina com frutas dentro, formando uma salada de frutas interessante!

Chá para desintoxicar o organismo

Outra dica interessante é preparar chás com ágar-ágar e outros ingredientes nutritivos (ervas medicinais como hortelã, boldo, camomila e cidreira). O chá de limão, gengibre e pó de ágar-ágar, por exemplo, é uma bebida detox que pode ser facilmente incorporada ao dia a dia.

Prepare mousses salgadas

Muita gente tem o hábito de preparar mousses salgadas. Esses pratos, inclusive, são ótimas opções para festas e eventos mais refinados.  O detalhe é que, em vez de usar a gelatina tradicional nessas receitas, é possível recorrer ao ágar-ágar.

Dessa forma, tente substituir com mais frequência a gelatina comum por esse ingrediente - no preparo de tortas, doces, bolos, etc.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais