Cidadeverde.com

Nutrientes importantes para combater a acne

Imprimir

Foto: Pixabay/ fotos gratis

Muitas pessoas pensam que a acne é apenas uma fase normal da adolescência. Entretanto, com o passar do tempo, é notável que essas inflamações persistem e, muitas vezes, aumentam pelo corpo. A acne afeta todas as idades. Apesar de comum, precisa ser acompanhada e tratada com hábitos de vida saudáveis, boa higiene e uma alimentação natural e equilibrada.

Considerada uma doença crônica, a acne é causada por diversos fatores. Mesmo sem comprovação direta de relação entre a alimentação com o problema, é notório que uma dieta equilibrada, repleta de alimentos anti-inflamatórios, age em todos os âmbitos do nosso corpo, beneficiando, por exemplo, a saúde da pele. Conheça, portanto, nutrientes importantes para combater a acne

Ômega 3

O ácido graxo, além de possuir propriedades anti-inflamatórias e prevenir a pele das espinhas e cravos, também atua na prevenção do câncer de pele, ajudando a mantê-la saudável mesmo depois da exposição aos raios solares. É encontrado em peixes de água fria, como a sardinha e salmão, por exemplo, e nas sementes de linhaça e chia.

Vitamina A

A substância reduz o crescimento irregular de células que contribuem para obstruir o folículo onde o sebo é produzido, reduzindo o desenvolvimento das lesões e atrapalhando o crescimento da causadora da acne. Está em vegetais como espinafre, brócolis, cenoura, batata doce, couve e abóbora.

Selênio

Boa opção para aumentar a produção de colágeno na pele e melhorar a elasticidade, ajudando a mantê-la bonita e jovem por mais tempo. O consumo dessa substância previne o envelhecimento da pele e ajuda a diminuir a acne. Faz-se presente em oleaginosas como as castanhas do Pará e nozes, além da gema do ovo que possui uma boa quantidade do mineral.

Zinco

A deficiência aumenta a produção de sebo na pele, deixando-a oleosa e ajudando na produção de acne. O zinco é responsável por combater o envelhecimento precoce das células. Pode ser encontrado em proteínas, como carne bovina e de frango, além dos peixes e frutos do mar, como camarão e ostras.

Fibras alimentares

Além de ajudarem a regular o sistema intestinal, as fibras ajudam a controlar o índice glicêmico da dieta, que influencia diretamente na formação do sebo na pele. Está em vegetais crus como couve, cenoura, espinafre, beterraba, couve flor, brócolis, etc. Ou ainda em alimentos integrais como pães, massas e arroz e cereais.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais