Cidadeverde.com

Seduc comemora avanços nas escolas de Ensino Médio

Imprimir

Nesta sexta-feira (2), o secretário de Estado da Educação aconteceu, Ellen Gera, recebeu o Comitê de Gestão do Programa Jovens de Futuro (PJF) para uma reunião. A ação teve o objetivo de analisar os resultados, metas e apresentar o Mapa de Gestão Educacional do Piauí.

Desde a implantação do programa Jovem de Futuro, as escolas de Ensino Médio que participam do programa conseguiram melhorar o seu desempenho. Este diagnóstico foi apresentado pela gerente de implementação de Projetos do Instituto Unibanco, Maria Júlia Azevedo, durante a reunião que teve a presença da gerente do Ensino Aprendizagem, Regina Monteiro; da diretora da Unidade de Gestão e Inspeção Escolar, Ana Rejane Barros; diretores da Seduc e gerentes locais do Instituto Unibanco. 

O secretário comemorou o resultado alcançado. "Conseguimos mensurar saldos positivos e estamos em processo de evolução contínua do programa. As ações alcançadas nos motivam cada vez mais a trabalhar de maneira planejada e com foco na gestão escolar orientada por resultados", relata Ellen Gera.

Maria Júlia falou que o grande desafio do Piauí na área educacional é aumentar a velocidade do desenvolvimento dos estudantes. "É nesse ponto que estamos investindo incansavelmente. Esse encontro nos deu oportunidade de conversar um pouco sobre como está o trajeto em relação as metas que estão definidas", declara.

Na oportunidade a gerente de implementação de Projetos do Instituto Unibanco apresentou o Mapa de Gestão Educacional do Piauí. "Geramos esse mapa que é um sistema onde conseguimos ver os desempenhos, ou seja, o georreferenciamento, pois podemos observar tanto regional como escola, a partir dos dados do Piauí. É um instrumento para gestão e será disponibilizado para a secretaria e regionais com o objetivo de gerar um acompanhamento mais assertivo no apoio às escolas", afirma Maria Júlia.

Os gestores falaram ainda da parceria da Secretaria de Estado da Educação com o Instituto Unibanco, que acontece desde 2015. "Temos um conjunto de avanços que estão expressos no desempenho, exemplo disso é a ampliação do número de estudantes que concluem o Ensino Médio. Isso é feito com uma perspectiva inclusiva, ou seja, cada dia temos mais estudantes que permanecem no Ensino Médio e que concluem. É algo que muda a cada ano. Modificando isso, vão mudando também as gerações, portanto, significa que aqueles jovens que estão terminando hoje com 18 e 19 anos constituem família e terão filhos. Todos os estudos mostram que os pais tendo o Ensino Médio é quase uma garantia que seus filhos concluirão também esta etapa", aponta Júlia.

Maria Júlia finalizou afirmando que o Piauí está mudando o presente e consequentemente o futuro. "Outra mudança é o desenvolvimento pedagógico das equipes no sentido de gerar apoio para as regionais e escolas. Hoje temos técnicos e equipes muito mais capacitadas, muito mais assertivas nos apoios e nas orientações que vai fazendo, é isso que muda a realidade da escola", finaliza.


Da redação
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais