Cidadeverde.com

Dicas valiosas para amenizar os excessos do fim de semana

Imprimir

Foto: Pixabay/ fotos gratis


É difícil compensar um fim de semana de estrago total. O famoso “pé na jaca” deixa suas marcas, não tem jeito. Portanto, a dica é evitar os excessos para não comprometer a saúde. Mas, caso cometa algum exagero, há como amenizar os prejuízos e recuperar a dieta perdida no fim de semana

Limpar o organismo

A primeira providência é retirar do cardápio tudo que está sobrecarregando o organismo, graças à extravagância do fim de semana. Para isso, tire a carne vermelha, pois tem muitas toxinas e pesa no organismo.

Outros alimentos que provocam essa sobrecarga são: açúcar, laticínios, farinha (o que inclui as massas) e produtos com muito aditivo químico (industrializados).

Abrir os caminhos para eliminar as toxinas

Na sequência, aumente a ingestão de líquidos. Uma boa saída é acrescentar chás na dieta. Os de hibisco, dente-de-leão, cavalinha e chá verde estimulam a queima de gordura corporal, facilitam a digestão, regulam o intestino e combatem a retenção de líquido.

Não menos importante é a água. Ela será o meio para transportar esses excessos para fora do corpo, através da urina. Devem ser consumidos 35 ml/quilo Exemplo: uma pessoa com 60 quilos deve multiplicar por 35 e o resultado será a quantidade de água, em litros, a ser ingerida por dia.

Alcalinizar o sangue

Em geral, os alimentos que as pessoas mais abusam, quando resolvem tirar folga da dieta, são acidificantes do sangue (churrasco, pizzas, massas, bebidas alcoólicas, frituras, refrigerantes...). Eles alteram o pH sanguíneo

Para compensar, é preciso trazer para o prato alimentos alcalinizantes, como frutas e hortaliças, além de reduzir o carboidrato refinado a zero - substitua este por integrais. Alcalinizar o sangue significa deixá-lo menos ácido e o organismo, mais equilibrado.

Acelerar o metabolismo

As substâncias termogênicas presentes em certos alimentos têm capacidade de aumentar a temperatura corporal, acelerando o metabolismo basal e aumentando a queima de gordura. Esses alimentos, como pimenta, óleo de coco, canela e gengibre, são capazes de aumentar o gasto energético do corpo, colaborando com a queima de calorias e a perda de peso.

Retomar a rotina de exercícios

Você não precisa esperar limpar o organismo, eliminar as toxinas e alcalinizar o sangue para retornar à rotina de exercícios. É muito importante manter o ritmo. Afinal, a massa magra se perde muito rápido. Bastam quatro dias comendo mal e sem exercício para perdê-la.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais