Cidadeverde.com

Dicas para congelar alimentos sem perder os nutrientes

Imprimir

Foto: Pixabay/ fotos gratis

Às vezes preparamos uma quantidade grande de comida. Com isso, as sobras são congeladas no freezer. Mas é possível fazer isso de forma planejada - basta preparar a comida uma vez, colocar no freezer e ir descongelando à medida que for necessário.

No caso das sopas, é preciso ficar atento aos ingredientes para que elas não percam nutrientes quando congeladas. Aqui vão algumas dicas importantes:

Potes de vidro pequenos, sem ir até a borda

Na hora de congelar, vale recorrer aos potes de vidro pequenos. Eles conseguem conservar melhor a comida e facilitam na hora de descongelar (podem ser levados ao micro-ondas). O bom de usar potes compactos é que permitem o armazenamento de pequenas porções. Só não cabe preencher demais o pote, pois o líquido tende a dilatar quando congelado.

Macarrão, hortaliças e creme de leite no reaquecimento

Para que a sopa  siga saborosa  após congelada, é importante evitar certos ingredientes no freezer. Caso a ideia seja preparar um caldo de feijão com macarrão, por exemplo, o ideal é congelar apenas o caldinho e acrescente a massa depois, na hora de descongelar. Assim, o macarrão fica na consistência certa - caso congelado, tende a ficar mole e menos saboroso

O mesmo vale para hortaliças como salsinha, cebolinha e manjericão. Para que as ervas não percam suas propriedades e nem o sabor, o ideal é acrescentá-las à sopa na hora do reaquecimento. O creme de leite é outro ingrediente que deve ser colocado depois.

Sopas de legumes, ervilha e feijão

Existem sopas e caldos que podem ser congelados tranquilamente. No geral, as de legumes (batata, chuchu, cenoura, mandioca e inhame, por exemplo), ervilha e de feijão são as mais indicadas. Elas podem ser guardadas no freezer (em potes de vidro, de preferência) e, na hora de reaquecer, basta acrescentar outros temperos e ingredientes para dar mais sabor.

Para descongelar a sopa

O ideal é retirar do congelador e deixe-a na geladeira um dia antes de consumir - assim, ela vai degelando aos poucos. Depois, é virar o líquido em uma panela, acrescentar temperos e esquentar no fogão. Também pode levar o pote de sopa para o trabalho (dentro de uma marmiteira térmica, de preferência) e, quando for comer, basta esquentar no micro-ondas.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais