Cidadeverde.com

Firmino Filho diz que vereador Dudu deveria pedir desculpas por declaração machista

Imprimir

Fotos: Lídia Brito/Cidadeverde.com

O prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB) classificou as declarações do vereador Edilberto Borges (PT), o Dudu, como "machista" e "raivosa" e disse que o petista deveria pedir desculpas a deputada Lucy Soares (Progressistas) e as mulheres piauienses. Firmino Filho se referia a uma fala de Dudu que disse que "ele [prefeito] deveria cuidar da cozinha de casa]". 

A fala do petista ocorreu um dia após a deputada estadual e primeira-dama de Teresina,  Lucy Soares, afirmar que Firmino seria o melhor nome para governar o estado em 2022. 

Para o prefeito, a declaração de Dudu foi machista e merece um pedido de desculpas à Lucy. 

"A declaração de Lucy é natural. Ela é minha esposa. Se perguntarem pra ela se tenho condições de ser candidato ou qualquer coisa é mais ou menos chover no molhado. Seria surpresa se ela dissesse o contrário. O que me chamou atenção foi a declaração agressiva do vereador Dudu. Para mim foi uma surpresa, pois afinal de contas, ele é representante do povo e se comporta de forma tão preconceituosa, tão raivosa, um machismo baixo nível. O Dudu deveria fazer um pedido de desculpas não só à Lucy, mas às mulheres do Piauí. Ele deveria ter esse tipo de comportamento. Seria mais sério da parte dele", disse o prefeito. 

Firmino Filho reitera que a discussão sobre sucessões municipal e estadual deve ficar para o ano da eleição. 

"Infelizmente, as eleições trazem muitas paixões, interesses e a gente fica fora do debate objetivo dos problemas concretos do estado e município. De certa forma, mascara a realidade, cria falsa agenda e aquilo que é importante ser debatido com profundidade, seriedade e rigor técnico é deixado pra lá. Por isso, tenho até um certo preconceito quanto a essa abordagem antecipada", pontuou Filho.

INVESTIMENTOS NA CIDADE

Em entrevista ao Notícia da Manhã, desta quarta-feira (07), Firmino Filho também comentou sobre investimentos em infraestutura e mudanças para melhorar a mobilidade urbana. Ele também destacou o crescimento de Teresina o que implica em aumento considerável de custos.

"Tínhamos uma Teresina muito concentrada e com o passar das décadas se espalhou demais. Basta ir no Teresina Sul, no Socopo [...] esse espalhamento fez com que Teresina chegasse a ser a capital mais espalhada do Nordeste [...] Quando as pessoas estão muito aglomeradas, os custos para prestar o serviço urbano caem. Fica mais barato botar estrutura de abastecimento d'água, esgotamento, viária [...] serviços de transporte, lixo e de uma forma geral. Tudo isso depende da aglomeração da cidade. Se a gente permite que a cidade cresça demais, vai ficar cada vez mais caro construir a cidade e manter essas áreas em funcionamento", disse o prefeito. 

Firmino Filho ressalta que foram realizadas várias intervenções jurídicas para evitar o 'espalhamento' da cidade, como congelar o perímetro urbano, e que articula meios de incentivar o mercado a investir onde existe infraestrutura. 

 

Graciane Sousa
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais