Cidadeverde.com

Alimentação correta ajuda a prevenir pedras na vesícula

Imprimir

Você sabia que existe uma alimentação específica para tratar pedra na vesícula? Essa doença, também conhecida como colelitíase, é causada pelo excesso de colesterol ruim no sangue e problemas no fígado.

No entanto, com a alimentação correta, é possível tratar, amenizar os sintomas e, em alguns casos, prevenir a ocorrência da doença. Para ajudar, listamos dicas de como se alimentar para tratar pedras na vesícula:

Evite alimentos gordurosos e produtos industrializados

A primeira dica é evitar alimentos gordurosos. Isso porque a bile (líquido produzido pelo fígado e armazenado na vesícula biliar) é a principal responsável pela digestão da gordura. No entanto, quando há consumo excessivo de alimentos gordurosos, a digestão da gordura acaba incompleta. Assim, é possível que placas de colesterol acumulem na vesícula, ocasionando a colelitíase.

Por isso, o mais indicado é evitar ao máximo frituras, carnes vermelhas, assim como biscoitos recheados, pipocas de micro-ondas e congelados (pizzas, lasanhas e hambúrgueres).  Em contrapartida, busque uma dieta rica em fibras - com cereais, aveia, trigo, azeitonas pretas e leguminosas, por exemplo.

Busque alimentos que façam bem para o fígado

Outra dica é recorrer a alimentos que contribuem para a saúde do fígado.  Dentre os principais, estão: tomate, repolho, espinafre, alho, frutas cítricas, abacate e cenoura. Eles podem estar sempre presentes na dieta, e a melhor parte é que também permitem o preparo de diferentes receitas.

Já ouviu falar no feijão azuki?

Muita gente não conhece o feijão azuki, mas ele também é uma ótima sugestão para quem quer evitar pedras na vesícula e outras doenças.

Esse alimento traz uma lista grande de benefícios: ajuda a controlar o nível de glicose no sangue (ótimo para quem tem diabetes), faz bem para a saúde do coração, dos ossos, auxilia na digestão e, além disso, ajuda diretamente quem sofre com pedras na vesícula.

Isso porque esse feijão atua como diurético e, assim, contribui muito para a eliminação de toxinas pela urina, evitando a formação de pedras.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais