Cidadeverde.com

Comunidades de Água Branca reclamam da falta d’água

Imprimir

Fotos: Divulgação

Moradores de Água Branca estão reclamando da falta d’água no município, localizado a pouco mais de 100 km ao Sul de Teresina. Algumas regiões ainda são atendidas por carro-pipa. Levantamento da própria Agespisa, relativo a março de 2018, atesta que há somente 1.975 ligações de esgoto na cidade. Já para o IBGE, apenas 2% dos domicílios do município são atendidos com esgotamento sanitário adequado. 

 “Até pinga na torneira, mas o carro-pipa vem duas vezes na semana, bota uma caixinha de água pra gente, e a gente se vira pra beber, porque nem sabemos se essa água é saudável. A gente que tem criança de colo, não confia”, comenta Antônio Francisco, casado, pai de duas filhas.

 “A gente é obrigado a comprar água para dar para as crianças. É uma falta de respeito, porque água é um elemento fundamental pra vida, sem ela você não vive. E a gente tá pagando; todo mês vem o talão. As famílias já se reuniram, foram à Agespisa, aí mandam ajeitar a bomba de um poço, melhora dois, três dias, depois começa tudo de novo, e isso já faz anos”, desabafou.

Dona Luíza da Conceição Franco, moradora do Loteamento Galileia, do bairro São Luiz, também relata a mesma agonia. “A água que vem pra cá é só do carro-pipa, aqui falta muita água. Pra beber, a gente vai buscar lá no Mutirão (comunidade próxima), utilizando moto pra carregar os tamborzinhos. Isso pra beber, porque não confiamos na água do carro-pipa”, acentua. De acordo com a dona de casa, a população chegou a fazer, por conta própria, o encanamento das casas, mas quando a água da Agespisa chega, não sobe para as torneiras. “Até os postes de luz é o povo que coloca”, assinala. 

Antonio Neto, também morador da comunidade São Luiz, reclama que o carro-pipa só aparece por lá de dois em dois dias. Para beber, as famílias recorrem a um vizinho cacimbão. “A gente num sabe nem dizer se água é de qualidade, boa para beber, porque nunca foi feito um teste. Agora, sabemos que recursos têm. E ainda tem mais: se a gente atrasar o pagamento, a Agespisa corta.Mesmo sem água, estamos pagando todo mês. Se não fosse a Prefeitura, pra botar água com carro-pipa, a situação era ainda pior.” O bairro São Luiz fica a mais ou menos 1 quilômetro, apenas, do centro de Água Branca.

Em nota, a Agespisa informou que vai averiguar a situação e solucionar o problema o mais rápido possível. Disse ainda que os clientes podem ligar para a Ouvidoria pelo número 0800 086 8888. Ligações gratuitas também de telefones celulares.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: Água Branca