Cidadeverde.com

Bancários do Piauí realizam ato contra reestruturação de banco nesta sexta

Imprimir

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Sindicato dos Bancários do Piauí, assim como os sindicatos de bancários de todo o país, realiza na sexta (09) o Dia Nacional de luta contra reestruturação no Banco do Brasil, que anunciou no dia 29 de julho mais um Plano de Adequação de Quadros (PAQ), com previsão de extinção de funções, redução de postos de trabalho, fechamento de agências e departamentos.

De acordo com o sindicato local, o banco também prepara um novo plano de desligamento incentivado. No Piauí a manifestação será em frente ao prédio da Superintendência do Banco do Brasil no Piauí (Rua Álvaro Mendes, Centro de Teresina), a partir das 09h.

“É cada vez mais urgente e necessário que a gente se levante em defesa dessa grande instituição que é o Banco do Brasil, fundamental para o desenvolvimento econômico e social do país. Temos que resistir e lutar por um Banco do Brasil público, forte e atuante. Essa é nossa missão e contamos com o apoio de todos e todas”, afirmou o presidente do Sindicato dos Bancários do Piauí, Arimatea Passos.

Levantamento realizado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) com base em dados do Banco Central, aponta que, atualmente, dos 5.590 municípios brasileiros, 3.365 (60,2%) contam com uma ou mais agência bancária. Do total de municípios, 950 (17%) são atendidos somente por bancos públicos.

Os dados mostram, ainda que, com o fechamento de agências de bancos públicos, 57% das cidades brasileiras podem ficar sem agências bancárias e, neste caso, suas populações terão que se deslocar para outros municípios para ter acesso aos serviços por elas prestados.

No Piauí, a reestruturação vai transformar duas agências em Postos de Atendimento (Pio IX e Cristino Castro), e um Posto será transformado em agência (São Pedro do Piauí), além da superintendência que será reduzida a agência empresa.
 

Da Redação (com informações SEEBF-PI e Contraf-CUT)
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais