Cidadeverde.com

Dia dos Pais: filho desiste de concurso público para cuidar do pai doente

Imprimir

Fotos: Arquivo Pessoal

O amor incondicional fez com que um filho desistisse um concurso público para cuidar do pai doente. Maycon Ítalo Marques, 31 anos,  estava no Curso de Formação da Polícia Militar do Maranhão quando o pai foi diagnosticado com leishmaniose no cérebro. 

O filho foi movido pelo sentimento de gratidão ao pai, o servidor municipal aposentado, Francisco Gildemar Marques. “Eu não pensei duas vezes e sai do curso de formação e voltei para Teresina. Queria retribuir o que ele fez por nós toda vida”, conta Maycon, que atualmente é proprietário de um escritório de contabilidade e professor. 

Desde que o pai foi diagnosticado com a doença, Maycon cuida do seu tratamento de saúde. Ele mora com o pai e a mãe, que trabalha viajando.  “A gente fica 24 horas juntos. Somos muito próximos mesmo e temos uma relação muito boa”, disse. 

A rotina de cuidados com o pai começa logo cedo. Às 7h ele toma o primeiro remédio e a última medicação é dada às 23h.  Maycon diz que hoje é como se fosse “pai do seu pai”.  Francisco Gildemar foi diagnosticado com leishimaniose no cérebro em 2015. 

A leishimaniose é uma doença sistêmica considerada rara. Francisco Gildemar foi internado em UTI e chegou a entrar em coma. Hoje, aos 56 anos, ele ainda sofre com sequelas da doença. “Meu pai ainda faz tratamento. Ele perdeu a memória, voltou a falar, mas não muito bem. Meu pai está reaprendendo tudo. Eu cuido dando os medicamentos dele, levo ele para passear, ele fica só comigo quando minha mãe está viajando”, conta.

Maycon lembra dos esforços do pai para dar uma boa educação aos filhos e diz que, apesar de, na época ter o sonho de ser policial militar e de conseguir estabilidade financeira,  nunca se arrependeu de ter desistido do concurso para cuidar do pai. 

“Eu saí do curso de formação e voltei para Teresina. Eu tinha um sonho, mas não pensei duas vezes em voltar. Meu pai fez tudo pela  gente  quando éramos criança, sempre apostou na nossa educação. É uma forma de retribuir”, disse Maycon.

Para o Dia dos Pais, neste domingo (9), Maycon e seus irmãos planejam se reunir, almoçar juntos e dar muito amor ao seu pai. 

 

 

 

Izabella Pimentel
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais