Cidadeverde.com

Azuki: conheça o feijão com mais nutrientes e benefícios

Imprimir

Foto: Pixabay/ fotos gratis

Algo que não pode faltar na casa do brasileiro, decididamente, é o feijão. Mas você conhece o feijão azuki? COm origem no Japão Japão e trazida pelos imigrantes japoneses no início do século XX, essa é uma leguminosa selvagem. Isto é, uma semente que não precisa ser semeada.

Sem falar que é provavelmente o feijão com mais nutrientes e benefícios para a saúde - inclusive, é apreciado lá do outro lado do mundo. Que tal conhecer motivos para consumi-lo?

Bom para os rins e vesícula

O feijão azuki é um alimento diurético, que faz com que seja ótimo para a diluição, prevenção e expulsão das pedras nos rins e vesícula, pois ajuda na eliminação do excesso de sódio no organismo.

Amigo dos diabéticos

Esse feijão tem uma fermentação menor do que os outros e é de fácil digestão, o que contribui muito para controlar os níveis de glicose na corrente sanguínea.

Ajuda na digestão

Por ser facilmente digerido e rico em fibras, o azuki melhora a digestão, além de prevenir doenças no estômago. Esse nutriente melhora a flora intestinal, combatendo a prisão de ventre, fortalecendo o intestino e agindo contra doenças e problemas nesse órgão.

Bom para o coração e para a pressão arterial

Além de baixar o colesterol ruim - afinal, é rico em fibras -, esse alimento é fonte de magnésio e potássio, que ajudam no bom funcionamento cardiovascular e relaxam os vasos sanguíneos. Isso também melhora a pressão arterial, diminuindo o risco de hipertensão, derrame e outras doenças cardíacas.

Previne a osteoporose e fortalece a estrutura óssea

O zinco e o cobre presentes no feijão azuki fortalecem a saúde dos ossos, ajudando na prevenção de diversas doenças ósseas, como a osteoporose. Além disso, o zinco ajuda na cicatrização e o cobre combate o envelhecimento precoce das células.

Possui efeito detox

Já ouviu falar do molibdênio? Ele é um mineral poderosíssimo (que inclusive produzimos em nosso corpo) e que tem efeito desintoxicante. E o azuki é rico em molibdênio. É bom lembrar que alimentos detox ajudam a limpar o organismo de toxinas e ainda favorecem a absorção de substâncias benéficas para o corpo.

Evita e combate a anemia

Como todo bom feijão, o azuki também é rico em ferro, o ajuda a prevenir a anemia. Ele também é um ótimo alimento para comer quando já se está doente, pois possui alta concentração de ferro e é de rápida digestão. E aí? Já se convenceu a adicionar essa leguminosa na sua dieta diária?

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais