Cidadeverde.com
Política

Senador defende inclusão de estados e municípios na reforma da Previdência

Imprimir

Foto: RobertaAline/CidadeVerde.com

O senador Marcelo Castro (MDB) elogiou o texto da Reforma da Previdência aprovado pela Câmara Federal. Agora o texto começa a ser apreciado pelo Senado e o parlamentar piauiense defende a aprovação de uma emenda que inclua estados e municípios no texto. 
Marcelo Castro que sem a inclusão de estados e municípios, no futuro, o país poderá viver um caos com vários sistemas de legislação previdenciária. Cada estado e município seriam obrigados a criarem os seus sistemas próprios.
 
“Meu voto já está definido.. Será do jeito que foi aprovado na Câmara Federal, sem mudar nada. Apenas vou apresentar, junto com outros senadores, uma emenda para incluir os estados e os municípios. A Câmara fez um trabalho extraordinário com a Reforma da Previdência, que merece o aplauso da sociedade brasileira, mas cometeram um equívoco, que foi deixar os estados e municípios de fora. Não é razoável que no futuro exista uma legislação previdenciária federal e 27 estaduais, e mais de 2 mil municipais. Imagine como vai ser isso. Cada estado e município terá que fazer sua reforma. Será muito mais lógico é fazer a votação com todos os entes. Vamos introduzir uma emenda que permite a participação de todos”, destacou.

Sobre a possibilidade de voltar a se discutir o sistema de capitalização defendido pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, o senador considerada “inoportuno”. 

“É inoportuno tratar dessa PEC agora. É uma questão de oportunidade. A Câmara excluiu a capitalização. Seria melhor o governo esperar mais tempo, ter mais diálogo para convencer desse novo tipo de previdência. Deveria ser um diálogo a longo prazo”, destacou. 

Lídia Brito
lidiabrito@cidadeverde.com

Imprimir