Cidadeverde.com

Mais de cem alunos de 21 cidades participam de curso para OBMEP em Teresina

Imprimir

Foto: Ascom Pense Piauí

Com o objetivo de capacitar e preparar 102 alunos de escolas públicas piauienses que obtiveram os melhores rendimentos na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) em 2018, foi realizado, neste domingo (18), o lançamento do projeto Multiplicando Talentos. A solenidade de abertura foi realizada no Centro de Formação da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Piauí (Fetag-PI).

O evento é uma iniciativa da Rede Pense Piauí e consiste em proporcionar uma imersão em matemática, na qual os estudantes participarão, até a próxima sexta-feira (23), de aulas em regime de tempo integral, dispondo de alimentação, estadia, lazer, palestras e materiais, gratuitamente.

Ao todo, 21 municípios piauienses estão envolvidos no projeto, entre eles, Parnaíba, Oeiras, Joaquim Pires, Cocal dos Alves, Buriti dos Lopes, Teresina, entre outros. 

Segundo um dos idealizadores do Multiplicando Talentos, o médico Benjamim Vale, a meta é abranger ainda mais cidades nos próximos anos.

“Trabalhar a juventude e a inteligência crítica é criar o empreendedorismo social no Piauí, desenvolvendo talentos. No caso do Multiplicando Talentos, a ferramenta é a matemática. Queremos que daqui a cinco anos, todos os municípios do estado possam participar conosco, gerando cada vez mais frutos”, enfatiza Benjamim.

Para os estudantes, a expectativa é grande. Érica de Brito, de 15 anos, cursa o 9° ano e veio de Cocal dos Alves. A aluna espera que a experiência proporcione mais aprendizados. “Eu gosto de matemática, tanto que na última edição da OBMEP, conquistei medalha de prata. Meu objetivo agora é adquirir mais conhecimentos para ter um resultado ainda melhor na próxima fase, em setembro”, destaca.

Um dos convidados para a cerimônia, o secretário de Estado da Fazenda, Rafael Fonteles, contou ao público sua experiência como articulador da primeira Olimpíada Estadual de Matemática das Escolas Públicas, que serviu de inspiração para a realização da OBMEP e ressaltou a relevância do projeto Multiplicando Talentos.

“Eu tive o prazer de participar da elaboração da primeira prova da OBMEP, criada a partir da Olimpíada Estadual. A matemática sempre me desafiou, por isso quis atuar nesta área. O Brasil vem alcançando resultados cada vez melhores na matemática. Nesse sentido, programas como este são muito importantes para o nosso Estado, porque podem ligar estudantes de escolas do interior do Piauí ao Instituto de Matemática Pura e Aplicada, através da Medalha Fields, por exemplo”, declara Rafael Fonteles.

A OBMEP

Realizada em duas etapas, a OBMEP tem como público-alvo os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao último ano do Ensino Médio. Uma das finalidades da prova é identificar novos talentos, incentivando o ingresso dos estudantes nas universidades, seguindo as áreas científicas e tecnológicas.

 

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais