Cidadeverde.com

CNPq corta bolsas de iniciação científica na UFPI; pagamento vai até agosto

Imprimir

Foto: Wilson Filho/Cidadeverde.com

Mais de 80 bolsas de iniciação científica de alunos da Universidade Federal do Piauí foram bloqueadas. A suspensão foi feita após o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico de Tecnológico (CNPq), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, divulgar nota informando que não tem orçamento disponível para custear o rapasse de bolsas para novos bolsistas. 

A Ufpi informou que somente 195 bolsistas dos Programas PIBIC, PIBIC Ações Afirmativas, PIBITI e PIBIC Ensino Médio, implementados previamente, serão mantidas, com pagamento assegurado apenas para  agosto.  Após este mês, o pagamento de bolsas é uma "incógnita", segundo  pro -reitor de Pesquisa e Inovação da Ufpi, João Xavier da Cruz.

O pró-reitor vê a suspensão com preocupação e acredita que o bloqueio terá um impacto negativo na produção científica brasileira.   

"Uma pesquisa não é feita de um dia para o outro, leva anos, fazer um bloqueio nesses termos  vai interromper pesquisas.interrompida. Tem um impacto muito forte na ciência", disse ao Cidadeverde.com.

O pro -reitor explica que a Ufpi tinha cota para implantar 279 bolsas através da plataforma CNPq. Destas, 195 foram implementadas.  "Sem aviso prévio tiraram do ar o sistema para implementar o restante. Perdemos 84 bolsas. Casa bolsa custa R$400 e tem duração de 12 meses", disse João Xavier. Hoje  o pro- reitor deve ser reunir com o reitoria da Ufpi para avaliar a possibilidade de custear o pagamento das 84  bolsas que foram suspensas. 

"Mas acho difícil já que nosso orçamento também está baixo", adiantou. 


Izabella Pimentel
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais