Cidadeverde.com

Vídeo: tática foi a adequada e evitou mal maior, diz ex-Bope sobre sequestro no Rio

Imprimir

A ação do atirador de elite da Polícia Militar, que disparou e matou o homem que sequestrava um ônibus na ponte Rio-Niterói, foi um procedimento tático adequado à situação, diz Paulo Storani, ex-capitão do Bope (Batalhão de Operações Especiais), especialista em segurança pública.  

O sequestrador, identificado como Willian Augusto Nascimento, 20, manteve o motorista e 36 passageiros do veículo como reféns por quase quatro horas. O sequestro começou por volta das 5h30 desta terça-feira (20).

Storani explica que há uma escala de alternativas táticas em casos do tipo. A primeira e principal aposta é a negociação, que neste caso foi encabeçada por policiais rodoviários e do Bope. Ao longo de três horas, o sequestrador trocou mantimentos pela liberação de seis reféns: quatro homens e duas mulheres. 

Quando a negociação parece não estar levando ao desfecho do sequestro, a segunda opção é a utilização de artefatos explosivos (que não foi feita) e a terceira é o apelo ao sniper. Essas duas alternativas levam necessariamente a quarta, que é uma intervenção tática, ainda segundo Storani.

Quem dá o sinal verde para que o atirador de elite dispare é, neste caso específico, o comandante ou subcomandante do Bope, que assume o papel de gerente da crise, afirma o especialista. "A partir daí o policial espera o melhor momento para gerar o menor risco para os reféns."

Segundo Storani, a decisão não passa pelo governador. "Houve más experiências ocorridas no passado, com intervenções de políticos neutralizando medidas técnicas. Hoje, a corporação se blinda e resiste a tais pressões", explica. 

Ele diz o perfil do sequestrador pode ter determinado a ordem para disparos. Tal perfil, explica, é feito a partir das perguntas durante a negociação, das atitudes do criminoso e de informações coletadas com os reféns liberados. "Isso determina como vão evoluir as alternativas táticas", diz.

O porta-voz da PM, coronel Mauro Fliess, afirmou que todos os protocolos foram seguidos e a negociação foi difícil porque o sequestrador ameaçava incendiar o ônibus. Ele também disse que houve independência do gerente de crise em relação ao governo do estado. 

Após horas de cerco, por volta de 9h, o atirador de elite em cima de um caminhão disparou e fez um sinal de positivo, no momento em que o sequestrador sai do ônibus para se livrar de uma mochila. A corporação não confirmou quantos disparos foram feitos. 

A pistola que Nascimento usou no sequestro, segundo a polícia, era de brinquedo, mas ele também tinha uma faca, um taser (arma que dá choques elétricos), um galão de gasolina que ameaçou usar para atear fogo no veículo e chegou a jogar um coquetel molotov na direção dos agentes. Ele tinha passagens na polícia pelos crimes de estupro, porte ilegal de arma de fogo, tentativa de furto e violência doméstica.

Para Storani, uma operação concluída com sucesso é "quando todos são salvos, sem nenhum ferido". Mas, se não for possível, a prioridade é resgatar os reféns. A vida do sequestrador é considerada um "efeito colateral". 

"O procedimento técnico evitou um mal maior. Foi preciso tirar uma vida para salvar mais de 30 passageiros", diz ele. "A missão foi cumprida: salvar os reféns."

O governador Wilson Witzel (PSC) chegou ao local da ocorrência logo após a execução de Nascimento,  de helicóptero, e celebrou o desfecho. Ele determinou a promoção dos policiais envolvidos na ação, cujos nomes foram omitidos para evitar retaliações de criminosos.

Ações deste tipo são previstas no Código Penal, como legítima defesa de terceiros.

Até a conclusão desta reportagem, a polícia dizia não saber as motivações que levaram o suspeito a sequestrar o ônibus.

PASSO A PASSO DO SEQUESTRO

5h26
Willian Augusto Nascimento sequestra ônibus na ponte Rio-Niterói com 37 pessoas e obriga motorista a deixar o veículo atravessado sobre a pista

6h11
Sequestrador obriga uma das vítimas a entregar um celular para manter comunicação com os policiais durante a negociação

6h20
Primeiro refém é libertado

6h38
Segundo refém é liberado pelo sequestrador

7h
Terceiro refém deixa o ônibus

7h21
Quarto refém é libertado

7h58
Quinto refém deixa o ônibus

8h14
Sexta passageira é libertada, sai do ônibus, passa mal e cai nos braços de policiais

9h02
Tiros são disparados na ponte Rio-Niterói por snipers da PM

9h04
PM confirma que sequestrador é atingido por disparos


Fonte: Folhapress

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais