Cidadeverde.com

Resultados do Viva o Semiárido em Valença são apresentados a missão internacional

Imprimir

O Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (Seaf), iniciou, nessa segunda-feira (19), na comunidade São José, em Valença, a missão de supervisão ao Projeto Viva o Semiárido pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), agência das Organizações das Nações Unidas (ONU). As atividades no campo continuam até quinta-feira (22) e a missão cumpre agenda no Piauí até o dia 31 de agosto.

Integram a comitiva do Fida 11 consultores, especialistas em diversos temas, como gênero, aquisição e meio ambiente, divididos em quatro grupos. O grupo um iniciou as atividades realizando visitas no assentamento São José, que desenvolve projetos com 12 famílias, principalmente na área da ovinocaprinocultura e piscicultura. Fazem parte da comitiva, o oficial de projetos Fida no Brasil, Hardi Vieira; e o consultor de Meio Ambiente Raul Espinoza. Participaram ainda o secretário de Estado da Agricultura Familiar, Herbert Buenos Aires; a assessora técnica do PVSA Lúcia Araújo, e técnicos da Cootapi, Emplanta e Emater.

Herbert Buenos Aires destacou que uma das principais atividades foi o encerramento do curso ministrado pelo bonequeiro Chagas Vale, premiação que o grupo recebeu por meio de um trabalho desenvolvido com jovens do PVSA, em parceira com a Comradio, quando foram treinados 120 jovens em todos os territórios do Piauí.

“A ação chamou a atenção de todos, por integrar a comunidade com uma atividade educativa, que envolve a família e incentiva a organização na comercialização dos produtos, contando suas próprias histórias, mostrando o trabalho que realizam, incentivando a troca de informações, de conhecimento e, consequentemente, elevando a autoestima das famílias agrícolas”, concluiu o gestor.

A trabalhadora rural Gregorina Ferreira do Vale, o esposo e dois filhos consomem e comercializam os produtos do quintal produtivo que conseguiram por meio do PVSA. “O projeto foi muito bom pra gente. Além do conhecimento, vendemos as hortaliças que plantamos na roça na feira livre de Valença, ajuda muito no orçamento, nas compras de casa”, frisou a agricultora.

O coordenador do PVSA no Piauí, Francisco das Chagas, destaca que a comunidade também participou do curso de Ecogastronomia para Jovens, realizado pela Sasc e pela Fundação do Meio Ambiente e Ecoturismo do Piauí (Funpapi). “É importante destacar que a entidade responsável pela realização do curso contratou como ministrante outra beneficiária do PVSA, Maria do Perpétuo Socorro, conhecida como “Preta”, de São José dos Cocos, em Ipiranga”, informou Francisco das Chgas, o “Chicão”. Ao final da atividade, foi oferecida degustação de pratos que os jovens aprenderam durante o curso, feitos à base de palma forrageira, carneiro e outros produtos.

O agricultor Antônio Alves de Araújo avalia que o projeto é importante porque não só financia os recursos, para ajudar no sustento da família e para tenham melhoria de vida. “Mas também está entrando na parte cultural, como de gastronomia e bonecos, o que ajuda muito na questão da aprendizagem no campo”, concluiu Antônio.

No mesmo dia, a comitiva também visitou a associação de Piscicultores de Inhuma, projeto que já está em fase final e que no ano passado conseguiu comercializar 50 toneladas de pescado.

Ccom

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: ValençaFida