Cidadeverde.com

Dicas para construir a rotina de sono dos filhos

Imprimir

Foto: Pixabay/ fotos gratis

Durante o final de semana, algumas atividades podem mudar a rotina da casa. Festas, passeios, viagens e até mesmo a preguiça fazem pais e, também, filhos dormirem e acordarem um pouco mais tarde, fugindo assim da correria tradicional da semana. Principalmente para quem tem crianças pequenas, retomar o horário pode se transformar em uma aventura. Afinal, como convencer a criança a deixar de lado os brinquedos e, assim, voltar para a rotina de sono?

Claro, com o tempo, os pequenos acostumam com essas pequenas exceções que ocorrem nos finais de semana ou em ocasiões especiais. Mas, às vezes, conseguir levar a criança cedo para a cama é uma verdadeira aventura, com direito até mesmo a choro. Por isso, algumas dicas podem ajudar a garantir a noite de sono do filho e, consequentemente, dos pais.

Saúde

Antes das sugestões, é importante destacar a importância do sono para o crescimento da criança Afinal, é durante esse período que os hormônios do crescimento entram em ação. Além disso, é fundamental para o desenvolvimento. Com isso, manter a rotina promove ótimos benefícios.

Dicas

Principalmente quem está iniciando a tarefa de construir uma rotina de sono, o primeiro passo é ter paciência. Afinal, no começo o trabalho pode ser difícil e, até mesmo, estressante. Mas acredite: funciona.

Antes de chegar ao horário estabelecido, é importante desenvolver alguns rituais, que devem ser mantidos. Por exemplo: após o jantar, leve a criança para tomar banho, escovar os dentes, colocar o pijama e seguir para a cama.

Aliás, tomar banho ajuda a relaxar o corpo, facilitando assim a tarefa. Outra recomendação importante: evite durante esse processo determinados estímulos, como assistir a desenhos animados ou até mesmo promover determinadas brincadeiras.

Ao invés disso, uma sugestão é seguir para o quarto para ler algum livro ou contar uma história. Além de acalmar e construir um hábito divertido, a alternativa ainda contribui para estimular aos poucos o interesse pela leitura.

Manter um ambiente agradável e tranquilo também faz toda a diferença. É importante ainda sempre conversar com a criança sobre a importância de dormir no horário, transmitindo aos poucos ensinamentos valiosos para a vida.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais