Cidadeverde.com

Abacate: benefícios e receitas para aproveitar ao máximo

Imprimir


O abacate inovou o cardápio do brasileiro e se tornou o ingrediente da vez. Dessa forma, a fruta ganhou novas versões e deixou de receber olhares feios na última década. Virou o queridinho justamente por causa da boa gordura e de todos os outros benefícios que oferece. Por isso, a fruta é consumida não só por quem se preocupa com uma alimentação saudável. 

Sucesso na culinária mexicana, graças ao famoso guacamole, e em boa parte da América Central, o abacate é usado em pratos salgados por aqueles lados - sejam eles quentes ou frios. E agora, por aqui, vai além das sobremesas.

Benefícios

As gorduras do abacate ganharam boa visibilidade com as dietas de baixo carboidrato e a expansão de dietas vegetarianas ou veganas. Entretanto, a fruta é um poderoso aliado contra doenças cardiovasculares, anti-inflamatório, reduzindo o colesterol e triglicérides. Antioxidante, diminui a ação de radicais livres que, em excesso, deixa a gente doente e previne câncer.

Vale ressaltar que é importante incluir a fruta de maneira equilibrada na rotina alimentar. Fortalece o sistema imunológico, tem baixa frutose (açúcar), contém fibras, proteínas e potássio.

Versátil

A fruta, conhecida por combater o envelhecimento, pode ser consumida em qualquer idade. O sabor neutro e a consistência macia, permite que o abacate transite em receitas doces e salgadas, além de ser indicada na alimentação infantil.

O abacate é versátil. Combina bem em várias preparações e, se agradar ao paladar, pode ser consumido sempre, sem combinações muito calóricas. Mas, um alerta: embora seja uma fruta rica em nutrientes, não é uma refeição completa. Para isso, é ideal complementar a fruta com uma proteína, seja de origem animal (carne, ovos, laticínios) ou vegetal (leguminosas, tofu, soja, quinoa, entre outros).

Abacate x avocado

Avocado é uma variação da espécie dos abacates, mais consistente, com menos água e tão rica em nutrientes quanto o abacate. Porém, têm pouca diferença calórica, por possuir a boa gordura. Para cada 100g o valor calórico, em média, é de 175 kcal, enquanto o abacate possui 160 kcal.

O consumo do abacate é comparado ao azeite extravirgem. Ambos são ricos em ácidos graxos monoinsaturados, o que leva a prevenção de doenças cardiovasculares.

Um benefício é trocar a maionese tradicional pela do abacate. Você vai precisar de 1 abacate ou 3 avocados, 1 dente de alho, suco de 1/2 limão, manjericão e azeite a gosto. Bata tudo no liquidificador até ficar com a consistência de maionese. Depois adicione fatias de queijo minas ou presunto parma em uma fatia de pão e já substitui uma refeição.

Mão na massa

Que tal começar a semana e fazer o tradicional guacamole mexicano. Uma pasta com tomates, pimenta e coentro. Receita rápida e fácil de fazer.

Basta pegar meio abacate e cortar em cubinhos pequenos ou amassar com um garfo, o que preferir. Corte um tomate em cubos sem as sementes, depois pique a cebola. Coloque tudo em uma tigela e tempere com limão, sal e azeite a gosto

Mais receitas

Salada de abacate com ovos

Ingredientes: 2 tomates, 3 ovos cozidos, 1/2 xícara (chá) de brócolis cozido, 1 pote de queijo cottage, 1/2 abacate, salsinha, cebolinha, azeite, sal e pimenta-do-reino a gosto.

Preparo: pique os tomates e tire as sementes. Na sequência, pique os ovos, brócolis, abacate e temperos. Misture tudo com o queijo cottage e sirva em seguida

Bowl de frutas

Ingredientes: 1 banana madura congelada, 1 xícara (chá) de leite (pode ser substituído pelo vegetal, se preferir), 1 colher (chá) de extrato de baunilha, adoçante em pó a gosto, 2 colheres (sopa) de aveia em flocos, 3 tâmaras sem caroço e abacate em pedaços.

Preparo: coloque todos os ingredientes no liquidificador, menos o abacate, as tâmaras e aveia em flocos e bata até ficar homogêneo. Finalize com as frutas e a aveia por cima.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais