Cidadeverde.com

Estudantes carentes do Morro do Gritador recebem óculos para correção visual

Imprimir

Fotos: Divulgação

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que 7,5 milhões de crianças em idade escolar sejam portadoras de algum tipo de deficiência visual, mas apenas 25% apresentam sintomas — as demais necessitariam de testes específicos para identificar eventuais problemas. Com o objetivo de contribuir para a melhoria na qualidade de vida de crianças e adolescentes, cuja patologia ocular causa impactos em seu aprendizado e inserção social, a Sociedade Piauiense de Oftalmologia promoverá a entrega de óculos de correção visual para 74 crianças do ensino fundamental e ensino infantil, matriculadas na escola pública da comunidade Morro do Gritador. A entrega ocorrerá na próxima sexta-feira (30), às 16h, no ponto turístico do município de Pedro II, no Piauí.

A ação social é resultado de uma parceria do Instituto Varilux da Visão, instituição social da fabricante de lentes oftálmicas Essilor, com a Ótica Diniz. A iniciativa faz parte do Programa de Saúde Escolar e visa identificar os erros refrativos das crianças de escolas públicas com a colaboração da Secretaria Municipal de Saúde e da Secretaria Municipal de Educação.

Para a médica oftalmologista Teresinha Raulino, presidente da Sociedade Piauiense de Oftalmologia, a ação no Morro do Gritador vai ao encontro do objetivo do Instituto Varilux da Visão, que é melhorar vidas através da visão. “Apoiar esta ação tem um valor muito especial, por beneficiar uma população que precisa imensamente de cuidados. A correção visual melhora o desempenho escolar e o aprendizado, mas sobretudo o desenvolvimento da criança em todas as suas potencialidades”, comenta. 

A entrega dos óculos é a terceira etapa do projeto, que oferece acesso ao ciclo completo da correção visual e tem como foco alcançar crianças, jovens e adultos de escolas estaduais e municipais. Os professores e voluntários foram capacitados para realizar a triagem por meio de testes de acuidade visual realizados com 200 alunos. Para a etapa da consulta oftalmológica, foram selecionados 110 estudantes pela triagem. Após consulta com médicos voluntários da Sociedade Piauiense de Oftalmologia e da Clínica Oftalmocenter, foram identificadas 74 crianças com necessidade de correção visual. 

De acordo com o Instituto Data Popular, cerca de 20 milhões de indivíduos sofrem no Brasil com problemas visuais (em torno de 10% da população) e não têm acesso aos óculos de grau. Para Guilherme Nogueira, d?iretor de marketing da Essilor Brasil, ações integradas ajudam a trazer qualidade de vida, promovendo a saúde ocular. “Iniciativas como essas reforçam junto ao público em geral a importância da visita regular ao médico oftalmologista para a rápida correção visual, além da prevenção e tratamento de doenças, quando identificadas. Apoiar ações como a do Morro do Gritador faz parte da nossa missão”, ressalta. 

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais