Cidadeverde.com

Tempo seco exige cuidados com a saúde ocular; veja dicas

Imprimir

Foto: Pixabay/ fotos gratis

O período mais seco do ano chegou, o B-R-O Bró. O nome faz referência aos meses com altas temperaturas no Piauí e que, por coincidência, terminam em “bro” (setembro a dezembro). Confira também os cuidados devido as queimadas para a saúde ocular.

Nesse período é comum as queimadas em algumas áreas da cidade e de acordo com especialistas, o tempo seco e a fumaça podem provocar diversas reações no corpo, como irritação nos olhos.

A oftalmologista, Natália Brandão, destaca que os poluentes emitidos nas queimadas, como a fuligem e a o tempo seco podem provocar algumas doenças oculares.

“Nesse período é comum aumentar o número de pessoas com a síndrome do olho seco, conjuntivite tóxica causada por componentes da fumaça, além de ceratites e alguns casos de alergia”, pontua a médica.

Natália Brandão ainda ressalta que os sintomas variam de pessoa para pessoa e que depende do tempo de exposição a fumaça. De forma geral, os principais sintomas são:  vermelhidão, lacrimejamento excessivo, irritação, sensação de areia nos olhos, inchaço das pálpebras, ardência, queimação e as vezes até a baixa acuidade visual.

Para reduzir as consequências do clima seco, a oftalmologista recomenda a hidratação, principalmente em crianças e idosos, bem como procurar um especialista para que seja feita a prescrição correta de um colírio lubrificante ou gel ocular para amenizar os sintomas.

“Existem mais algumas recomendações para esse período, como usar o umidificador de ar nos ambientes de trabalho e domiciliares, aumentando artificialmente a umidade do ar, bem como não direcionar o ventilador ou o ar condicionado para o rosto”, finaliza a oftalmologista.

 

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais