Cidadeverde.com

Dicas para preparar uma lancheira saudável para os filhos

Imprimir

Foto: Pixabay/fotos gratis

Os pais costumam ficar cheios de preocupações e dúvidas quando o assunto é alimentação dos filhos na escola. Afinal, o que enviar para o lanchinho? Conseguir com que a criança tenha uma alimentação 100% saudável não é uma tarefa nada fácil. Pois qual criança adora comer cenoura no lugar da bolacha recheada?

Portanto, para uma lancheira nutritiva e equilibrada, o ideal é conter uma combinação de proteína, carboidrato e vitaminas. Não mande guloseimas açucaradas na lancheira. O açúcar pode comprometer a concentração nas atividades escolares e com isso prejudicar o rendimento do seu filho.

É recomendado ainda evitar achocolatados, sucos de caixinha tipo néctar ou com adição de açúcar e conservantes e refrigerantes. A lista de proibitivos ainda tem frituras, bolachas recheadas, cereais matinais infantis ou os salgadinhos de pacote.

O biscoito polvilho também deve ser evitado. É um alimento muito oferecido para as crianças porque é leve e com poucas calorias. Mas se engana quem acredita que o polvilho é saudável. O biscoito oferece calorias vazias, além de ter muito sódio e gordura hidrogenada. Portanto, não tem nutrientes, vitaminas ou sais minerais, fundamentais para um crescimento saudável.

Sugestões

Para a criança não enjoar com lanches repetitivos, os pais precisam buscar dicas para tornar a refeição mais atrativa. Com isso, além de preparar alguns alimentos com antecedência, é possível congelar outros. Como polpa de frutas para o suco natural, por exemplo.

Os bolos podem ser feitos em casa, sem recheio e cobertura. Para isso, congele pequenas porções embrulhadas em filme plástico. Se preferir fresco, eles duram até cinco dias. O bolo caseiro é uma ótima substituição nos bolinhos industrializados. Essa dica vale também para os biscoitos caseiros. 

Para fazer a polpa, é preciso bater a fruta com pouca água e congelar em forminhas de gelo. No dia em que montar o lanche, basta colocar alguns gelinhos na garrafa térmica com mais um pouco de água. A criança só vai precisar sacudir antes de beber. Dê preferência para o açúcar mascavo na hora de adoçar. 

Se não tiver tempo, é permitido recorrer ao suco em garrafa de uva tinto integral e a água de coco Hoje já existem versões mais saudáveis. Tudo deve ser consumido com moderação. É preciso ficar atento ao rótulo para evitar corantes, acidulantes, sódio e açúcar.

No caso das frutas, coloque na lancheira opções além das tradicionais banana, maçã e pera. Apesar de serem práticas, o ideal é diversificar o cardápio. Então, uva, morango, manga, abacaxi, melão ou melancia cortadas em cubinhos, ajudam a variar e as crianças adoram. Salada de frutas também é uma opção. Se a criança gostar de frutas secas, como o damasco, ou oleaginosas, elas podem ser incluídas na lancheira.

Atenção

Nada de bisnaguinha na escolha dos pães. Troque-os por pãezinhos de cenoura, beterraba, de milho ou integral, vendidos em padarias e supermercados. Ajudam na hora de intercalar com o pão de forma. Aliás, eles têm mais nutrientes pois são preparados com ingredientes mais saudáveis ou naturais. Pão de queijo integral também é um bom lanchinho, assim como os pães sírios e de wraps.

Para rechear, prefira requeijão ou patês de atum e frango. Cottage e ricota também ficam ótimos como base nas preparações de patês. Os patês duram até quatro dias na geladeira. Dá até para usar uma carne assada que sobrou do almoço de domingo com salada.

Embutidos (presunto, salame, salsicha, mortadela, peito de peru) devem ser evitados, mas se não tem escolha, opte pelo peito de peru para substituir o presunto. Contém menos gordura. Mas, ainda assim, prefira rechear com os queijos brancos. São menos processados, também tem pouco sal e gordura em sua composição e, além disso, é fácil de encontrar. Tempere uma fatia de queijo minas (ou muçarela de búfala) com azeite e orégano ou até com um molho pesto que já deixa o sanduíche mais gostoso.

Saladas e vegetais também são uma boa pedida para colocar na lancheira. Omeletes assados, tomates-cereja e as cenouras baby se tornam um lanche nutritivo. Outra versão saudável é mandar milho.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais