Cidadeverde.com

Número de casos confirmados de dengue aumenta mais de 300% em 2019

Imprimir

Foto: Divulgação/Fiocruz

Com 5.432 casos confirmados de dengue, o ano de 2019 já contabiliza o quádruplo de casos se comparado ao mesmo período do ano passado, quando 1.315 pessoas haviam sido diagnosticadas com a dengue no Piauí. Os dados são do Boletim da 34ª Semana Epidemiológica  de 2019 divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde.

A quantidade de municípios com altos índices de dengue é quase seis vezes maior do que a do ano passado. Em 2018, seis municípios estavam com alta incidência de dengue e outros 13 com média incidência de casos. Este ano, são 34 municípios com alta e 41 com média incidência. 

O superintendente estadual de Vigilância em Saúde, Ocimar Alencar, alerta para o cuidado da população com o locais e objetos que favorecem a reprodução do mosquito transmissor dos vírus. Tanques e caixas d'água estão entre os principais locais de focos.

“Mais de 80% dos criadouros do mosquito ocorrem no perímetro intradomiciliar, ou seja dentro das residências ou nos quintais. Sabemos dessa informação, mas infelizmente a população relaxa. Não adianta esperar a visita bimestral do agente de saúde, o mosquito leva cerca de sete dias do ovo até a fase adulta. O cuidado tem que ser diário”, alerta Ocimar.

Foto: Reprodução/Agência Brasil

Em mais municípios

Os dados do boletim também apresentam um novo crescimento no número de notificações de dengue no estado. Nos primeiros seis meses deste ano, já foram notificados 6.808 casos, em 166 municípios.

Incidência 

As cidades que mais apresentaram incidência foram: Alvorada do Gurguéia, Simplício Mendes, Pavussu, Curimatá e Uruçuí. Nenhum caso de óbito foi registrado na 34ª semana epidemiológica.

Em números absolutos as cidades com mais casos são Teresina, com 3668; Picos, com 363; Uruçuí, com 167; Bom Jesus, com 140; e Simplício Mendes, com 126.

Zika e chikungunya

Já a incidência de Zika Vírus, teve uma queda de 16% em relação ao mesmo período de 2018. Foram confirmados 21 casos em 21 cidades piauienses.v Com relação aos casos de Febre Chikungunya, também houve um aumento nas notificações em 30%, com relação ao mesmo período do ano passado. No total, foram 566 casos confirmados em 44 municípios.

Tipos de vírus

Dos quatro tipos virais de dengue, nos últimos meses dois tem circulado com mais frequência no Piauí. “Desde o ano passado tem circulado o tipo 1 e tipo 2. O tipo 2 está circulando em outros estados. Ele é mais agressivo”, explicou Ocimar.

Em 2019, foram registrados 19 casos de casos graves e 153 casos com sintomas mais acentuados. Um óbito por dengue foi registrado em Teresina no início do ano.

Valmir Macêdo
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais