Cidadeverde.com

Homens que comem muito fast food têm problemas de fertilidade, afirma pesquisa

Imprimir

Foto: Pixabay/ fotos gratis

O grande consumo de fast foods e alimentos processados pode afetar a fertilidade masculina, revela pesquisa da Universidade de Harvard. O médico Daniel Diógenes, especialista em medicina reprodutiva, explica que uma dieta rica em alimentos como pizza, hambúrguer, batata frita e refrigerantes tende a prejudicar a função testicular de adolescentes do sexo masculino, diminuindo a quantidade e qualidade de espermatozoides presentes na ejaculação. 

“Isso acontece porque as células reprodutivas masculinas acabam morrendo pelo excesso de estresse oxidativo oriundos dessa comida processada. Por outro lado, aderir a uma dieta baseada em alimentos saudáveis aumenta significativamente a contagem quantitativa e qualitativa de espermatozoides”, explica Dr. Daniel Diógenes.

A pesquisa foi feita a partir de exames médicos e entrevistas com homens jovens adeptos a diferentes dietas. Os melhores resultados foram encontrados naqueles que seguem a rotina alimentar chamada “Prudente”, ou seja, baseada em frango, peixe, legumes e frutas, e a “Vegetariana”, baseada em vegetais, leite de soja e ovos.

Os que seguem a dieta “Ocidental”, com grande consumo de carne vermelha, processados e açúcares, os testes indicaram células produtoras de espermatozoides quase esgotadas. 

“A pesquisa traz um resultado preocupante, porque, infelizmente, as células produtoras de espermatozoides mortas não podem ser recuperadas. A recomendação é aderir a alimentos como carnes brancas, frutas e legumes, a fim de garantir níveis saudáveis de fertilidade”, diz o especialista em medicina reprodutiva.

 

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais