Cidadeverde.com

Teresinense poderá pagar preço diferenciado pela frequência da coleta de lixo

Imprimir

 

A coleta e tratamento de lixo doméstico em Teresina pode ser gerida por meio de concessão ou  Parceria Público Privada (PPP). A Prefeitura de Teresina encaminhou projeto autorizativo para a Câmara Municipal de Teresina. A secretária municipal de Parcerias e Concessões, Monique Meneses, explica que, necessariamente, não haverá mudança no valor da taxa de lixo cobrada junto com o Imposto Territorial Urbano (IPTU), mas o valor pode ser diferenciado de acordo com frequência da coleta. 

"Iniciamos os estudos agora. Nosso aterro tem uma vida útil de aproximadamente cinco anos, então, a gente precisa iniciar um planejamento para coleta e o manejo do resíduo sólido domiciliar. A pricípio não será mudada a estrutura do serviço. O que vamos fazer é uma concessão de mais longo prazo porque precisamos de investimentos. Não vai haver mudanças para o cidadão no sentido da quantidade de vezes que o lixo passa na rua", explica a secretária. 

"Estamos estudando como outras cidades cobram. Tem cidade que cobra pelo número de 'passadas'. Por exemplo, se na sua casa o lico passa uma vez por semana, você paga um valor. Se passar três vezes, será outro valor. Isso aliado ao valor da residência. Existem várias metodologias de cobrança que nós podemos aperfeiçoar, mas não necessariamente reflete no aumento", completa  Monique Meneses. 

Ela explica que as mudanças serão no aumento do lixo reciclado, melhorias no aterro, atender normas do Governo Federal em relação ao saneamento básico. "É uma melhoria na questão ambiental", reitera Meneses.

A secretária municipal de Parcerias e Concessões acrescenta que está sendo avaliada a situação de famílias que vivem no aterro sanitário. 

"Temos uma equipe de cientistas sociais fazendo o levantamento dessas famílias para saber como a gente pode incluir essas famílias que já trabalham há muitos anos no aterro sanitário", conclui Monique Meneses. 

 

Graciane Sousa
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais