Cidadeverde.com

Caminhada pela prevenção ao suicídio acontece domingo; veja telefones de ajuda

Imprimir

Desde 2015 o mês de setembro é marcado pelo alerta a prevenção ao suicídio com a campanha Setembro Amarelo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a depressão é um dos principais fatores que levam a pensamentos suicidas. Pesquisas apontam que para cada 10 casos, 9 podem ser evitados. 

No próximo domingo (8), o Centro de Valorização da Vida  (CVV) e outras organizações de apoio marcham para chamar a atenção da população. O ato será realizado às 17h, com concentração no balão próximo ao prédio Eurobussiness, na zona Leste da capital

“Geralmente quando a pessoa tem algum problema de saúde, como no coração, por exemplo, vai a um especialista, então por que não nessa área da saúde, ir a um psicólogo, especialista. Falar é a melhor solução, inclusive este é o nosso lema dentro do Setembro Amarelo”, disse o coordenador de comunicação do CVV de Teresina, Heider Mendes.

O Piauí está entre os cinco estados da federação com maior índice de suicídio, por outro lado, tem aumentado o número de piauienses que buscam ajuda. Proporcionalmente, o estado é o recordista em ligações para o CVV. Qualquer pessoa com dificuldades pode ligar gratuitamente para o número 188 e ter acesso a ajuda, a ligação é anônima.

Uma das voluntárias que trabalha atendendo ligações no centro conta que quem está do outro lado da linha está aberto a compreender a dificuldade de quem precisa compartilhar suas aflições. “Ouvir sem julgamento, ouvir sem nenhum tipo de crítica, ouvir com o coração aberto, com empatia. Empatia é você se colocar no lugar da outra pessoa, mas a partir das vivências dela”. 

Além do CVV (número 188) outros locais oferecem atendimento psicológico gratuito ou de baixo custo. Confira abaixo lista com números de telefone e endereços de locais que oferecem consultas e tratamentos. Para casos mais graves como surtos, o SAMU pode ser acionado pelo 190 e para casos mais leves, a população pode buscar apoio e orientação nos postos de saúde de toda a cidade.

 

- Clínica Escola de Psicologia
Universidade Estadual do Piauí: (86) 3233 3919

- Clínica Escola de Psicologia
Faespi: (86) 3303 3844

- Clínica Escola de Psicologia
Faculdade Santo Agostinho: (86) 3234 5540

- Clínica Escola de Psicologia
Facid: (86) 3216 7934

- Atendimento SUS
Hospital Areolino de Abreu: (86) 3233-2959

- Atendimento SUS
Hospital do Mocambinho: (86) 3216-3684

- Atendimento SUS
Provida no Hospital Lineu Araújo: (86) 3215-9131

Valmir Macêdo (Com informação de Gorete Gomes)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais