Cidadeverde.com

Comerciantes realizam ato contra faixa de ônibus na Avenida Principal do Dirceu

Imprimir

Dezenas de comerciantes da Avenida José Francisco de Almeida Neto realizaram manifestação na manhã desta quarta-feira (4) contra a implantação de uma faixa exclusiva de ônibus na avenida, implantada desde 2017. Eles reclamam que o corredor passou a impedir o estacionamento de clientes nas lojas e impactou o faturamento do comércio.

Há quatro anos com uma loja de venda de artigos para grávidas na avenida, a comerciante Mairli Aragão diz ter sido prejudicada com a mudança no trânsito. “Muita gente deixa de vir para loja porque não tem lugar para estacionar em frente. A loja é para gestantes, a gestante tem que estacionar distante. Às vezes é uma compra rápida mas não pode estacionar porque a Strans vem logo apitando.”, contou.

Segundo Mairli, o fluxo de consumidores tem diminuído por conta da nova regra e a reclamação não é só dos empresários, mas dos consumidores. “Diminuiu bastante a chegada de clientes, muitos já chegam dizendo que não vêm para a loja no Dirceu porque está ruim. Muitos clientes disseram que passaram antes e foram embora porque não tinha como estacionar”. 

Em vídeos divulgados nas redes sociais, empresários alegam ter perdido 50% do faturamento depois que as faixas foram implantadas. Um deles chega a criticar o que chamou de “indústria da multa” em Teresina. Uma das alternativas apontadas pelos comerciantes é que os ônibus passem pelas ruas laterais da avenida.

Foto: Reprodução/WhatsApp

Emprego

Com faixas como “Quem emprega sou eu! Prefeito Firmino não quebre o Dirceu”, os empresários alertam para a alta quantidade de empregos gerados com o comércio do bairro. O Dirceu é uma das regiões cuja economia é fomentada principalmente pelo comércio e é um dos bairros com maior número de lojas na cidade. 

Em nota, a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (Strans) informou que a implantação da faixa foi necessária para agilisar a circulação dos ônibus na região e que a medida também beneficiou o fluxo de veículos na região.

NOTA STRANS - Cidadeverde.com

A STRANS informa que a faixa exclusiva para ônibus na avenida principal do Dirceu, implantada em 2017, permitiu a redução de tempo em torno de 10 minutos na operação dos ônibus que circulam na região. Diariamente, cerca de 40 mil veículos passam pelos dois sentidos da via. O fluxo no local aumentou consideravelmente após a inauguração da Ponte Anselmo Dias, que liga as zonas Sudeste e Sul. A implantação da faixa exclusiva foi necessária para dar maior agilidade aos usuários de ônibus e para atender as necessidades de mudanças viárias, uma vez que a frota de veículos na cidade aumentou em cerca de 20 a 30 mil veículos. A Strans ainda esclarece que todas as ruas próximas da avenida principal do Dirceu foram asfaltadas para que os condutores estacionem.

Valmir Macêdo
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais