Cidadeverde.com

Trombose: dicas valiosas para prevenir a doença

Imprimir

Inchaço, queimação e dor nas pernas são os principais sintomas da trombose. Formando coágulos em lugares onde não ocorreu sangramento, a doença atinge pessoas de qualquer idade, não somente os mais velhos. Aliás, pode não apresentar sintomas dependendo do vaso afetado.

Portanto, a prática regular de uma atividade física é indispensável. As chances de desenvolver a doença aumentam quando passamos muito tempo sentados, como jogando videogame ou “maratonando” a série favorita. Pessoas que fazem viagens longas de carro ou avião também entram no grupo de risco.

A trombose é muito grave e pode provocar uma embolia. Isso acontece quando o coágulo se desprende das paredes das veias e se movimenta pela corrente sanguínea

Movimentar o corpo é a saída para evitar a obstrução das veias da perna e coxas e melhorar a circulação. Uma caminhada já é suficiente para deixar a preguiça de lado e colocar a panturrilha para se mexer. Aliás, a “batata da perna” é a responsável por bombear o sangue para o coração. E para os fumantes a ordem é abandonar o cigarro. Eles têm substâncias pró-coagulantes.

Prevenção

Confirmado o diagnóstico, o tratamento da trombose inclui o uso das meias de alta compressão e medicamentos anticoagulantes. Confira algumas dicas e hábitos saudáveis fundamentais para prevenir a doença:

- Cuidado com o surgimento de varizes. Elas podem contribuir para a formação de coágulos. O fluxo sanguíneo fica mais lento dentro das veias dilatadas.

- Quando estiver sentado estique as pernas. Mexa os dedos dos pés ou contraia a panturrilha.

- Um exercício ótimo é ficar na ponta dos pés e repetir esse movimento várias vezes. Dá para fazer sentado no sofá.

- Se estiver em casa, apoie as penas em um lugar que fique mais alto que a altura do quadril para o sangue fluir

- Procure manter o peso com uma dieta equilibrada e saudável. Hábitos alimentares inadequados favorecem o congestionamento nas veias.

- Beba água. Sem hidratação o sangue encontra mais dificuldade para trafegar pelas veias e favorece a formação de trombos.

- Mulheres devem ficar atentas ao uso de pílulas anticoncepcionais ou reposição hormonal. Os hormônios podem provocar um desequilíbrio no sistema de coagulação. Grávidas também merecem atenção. A circulação se torna lenta. Com isso, o sangue acumula nas pernas.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais