Cidadeverde.com

Secretário de Fazenda diz que reforma tributária destrava crescimento do país

Imprimir

Secretários de Fazenda dos 27 estados fecharam  proposta alternativa de reforma tributária que será apresentado na próxima semana no Congresso Nacional. A proposta- que ainda aguarda aval dos governadores de cada estado- unifica cinco tributos (IPI, PIS, Cofins, ICMS e ISS) para criar o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS). 

Para o secretário de Estado da Fazenda (Sefaz)  Rafael Fonteles  a reforma tributária destrava o crescimento econômico do país. Ele frisa que não haverá aumento da carga tributária e a unificação dos tributos vai permitir que o contribuinte saiba, de forma clara, o que está pagando na nota fiscal. 

"No primeiro momento, o princípio é não haver aumento da carga tributária. A diminuição é muito complicada porque a União, estados e municípios vivem uma crise fiscal. Mas no momento em que se simplica, o contribuinte vai saber o que está pagando na nota fiscal de forma clara e isso é uma das novidades também. Ao longo do tempo vai ser possível diminuir a carga tributária, mas se você não simplifica, isso vai se tornar impossível. Com passar dos anos, com outras reforma que vão diminuir um pouco o tamanho do Estado, diminui-se a carga tributária", explica o secretário. 

Rafael Fonteles- que também é coordenador do Comitê de Secretários de Fazenda (Comsefaz)- conta que ainda esta semana a proposta deve ser analisada pelos governadores dos 27 estados e na próxima semana está prevista reunião técnica com secretário da Receita Federal.

"Quando os estados vão apresentar sua proposta e a União também para ver os pontos de concordância e divergência e se já podemos chegar a um denominador comum. Caso não se chegue, quem vai arbitrar é o Congresso Nacional que tem a responsabilidade, o protoganismo de fazer essa reforma tão importante. Ela é mais complexa que a reforma da previdência, mas tem efeitos muitos melhores para o Brasil como um todo para destravar o crescimento econômico do país", disse Fonteles. 

 

Graciane Sousa
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais