Cidadeverde.com

Sinais que indicam que seu filho precisa tomar vermífugo

Imprimir

Foto: Pixabay/ fotos gratis

Dor de barriga e abdominal e falta de apetite são alguns sinais que indicam que seu filho pode estar com vermes. Um problema muito comum em crianças, já que sempre estão em contato com o chão e levam a mão na boca o tempo inteiro.

A transmissão é por meio dos ovos dos parasitas, presentes na terra, lugares sujos e alimentos contaminados. A principal forma de contágio é oral Os vermes se desenvolvem na barriga da criança, atacando o intestino. Isso acontece porque as crianças ainda estão desenvolvendo a flora intestinal.

Outros sintomas são náuseas, assim como algumas reações alérgicas. Também é possível que a criança sinta coceira e vermelhidão ao redor do ânus.

Após diagnóstico, se não for tratado da forma correta, a criança pode apresentar alterações como perda de peso, anemia e deficiência no crescimento, além da desnutrição. O problema torna-se grave quando atinge órgãos importantes como o fígado e o cérebro.

Tratamento

Na maioria dos casos, o tratamento é fácil e não apresenta riscos. Os pediatras costumam receitar vermífugos, para garantir que todos os vermes e parasitas sejam mortos. A medicação normalmente é feita em comprimido ou líquido, em uma ou duas doses.

Os vermes são de fácil contágio e visíveis a olho nu. Aparecem nas fezes das crianças a partir dos 6 meses de idade. Eles atacam os adultos também. Quem tem cachorros e gatos, é bom prestar atenção, pois eles podem ser transmissores. Por isso, é importante que toda a família, inclusive seu pet, tome o vermífugo.

Prevenção

Para proteger as crianças e toda a família dos vermes são necessários alguns cuidados básicos de higiene. A orientação é sempre lavar muito bem as frutas, legumes e verduras antes de comer com água potável.

Cozinhar os alimentos para evitar a contaminação, como carne crua. Lavar as mãos antes das refeições, depois das brincadeiras, antes e após a troca de fraldas, e ir ao banheiro.

Outra dica importante é evitar o contato da mão com a boca e manter as unhas sempre limpas e cortadas Ficar atento a limpeza da casa é mais uma forma de prevenir os vermes.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais