Cidadeverde.com

Jornalista Samira Ramalho estreia blog "Quarta Onda"; acompanhe

Imprimir

O Cidadeverde.com está com novidades: é o blog Quarta Onda, assinado pela jornalista e relações públicas Samira Ramalho. O espaço terá publicações diárias voltadas para as mulheres e o público em geral, escritas a partir do olhar feminista e de gênero.   

Reportagens, crônicas, notas, resenha de livros e filmes estão presentes no blog.  A jornalista também ressaltou que as publicações jornalistas e com análises sociais servirão como importantes reflexões sobre a atual conjura política vivida no Brasil. 

"Nós estamos vivemos alguns ataques aos nossos direitos e as mulheres precisam ter um espaço onde possam se ver representadas, no qual os seus problemas são discutidos e, além disso, possam ter a visibilidade dos seus projetos, nas mais diversas áreas, sendo valorizados. É importante, neste momento, nós termos o máximo de ferramentas e estratégias de comunicação como forma de enfretamento. Não é o momento de se calar".

Samira Ramalho explica que o nome do blog faz referência a perspectiva teórica de que a sociedade está em mais uma era dos movimentos feministas, que seria a quarta. "A nova onda é caracterizada pela dependência do acesso à internet, das redes sociais e por uma população de feministas nascidas ou criadas durante a efervescência do movimento e o desenvolvimento da internet", diz.

Mas, e por que escrever de maneira feminista? A jornalista comenta que "há um modo de pensar feminista sobre a contribuição das mulheres para rápidas mudanças nas relações sociais ao apresentarem inovações e exemplos de reestruturação dos espaços físicos, sociais, culturais e científicos; conquistando e promovendo novas formas de pensar e agir".  

Biografia

Samira Ramalho Ribeiro de Souza - jornalista e relações públicas pela Universidade Estadual do Piauí com mestrado em Sociologia na Universidade Federal do Piauí. Pesquisadora e docente na área de Gênero, Sexualidade e Feminismos, Samira também trabalha com palestras e cursos na área de gênero, feminismos; sexualidade, moda e relações de poder. 

Acesse o blog aqui
 

Da Redação
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais