Cidadeverde.com

Evento gratuito em Parnaíba reúne robótica, cultura e arte

Imprimir

Foto: Divulgação / Tron

Dias 20 e 21 de setembro acontece em Parnaíba-PI a terceira edição do Arttron, evento que integra tecnologia,  cultura e arte, com realização de palestras, feira de ciências, atrações culturais, corrida de robôs, além da etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) no Piauí.

Podem participar do Arttron estudantes de escolas públicas e privadas e de universidade, além da comunidade em geral. Gratuito, o evento é realizado pela Tron Ensino de Robótica Educativa e a Fecomércio e conta com apoio da OBR, CNPq, UFPI, UESPI, IFPI-Parnaíba.

Inscrições

Para disputar a corrida Long Line e assistir às palestras é preciso se inscrever no site do evento. Também no site estudantes que desejam apresentar projetos na Feira de Ciências têm até dia 16/09 para submeter os resumos dos trabalhos. O cronograma de apresentações será divulgado dia 18/09.?

Programação

Na sexta-feira (20), no espaço da Fecomércio, às 9h30, haverá a Palestra Magna Tecnologia, Educação e Nova Geração, com o Prof. Dr. Gildário Lima, sócio-fundador da Tron e presidente do Conselho da OBR no Piauí. Às 11h, será realizada a eliminatória da Corrida Long Line, destinada a robôs seguidores de linha, dividida nas categorias: plataformas open-source, como Arduino; e plataformas fabricadas, por exemplo, Lego. O robô deverá efetuar 3 voltas completas no circuito em menos tempo.

À tarde, às 14h, ocorre a 1ª Etapa Estadual da OBR, em que alunos de 133 equipes de 9 cidades do Piauí colocarão seus robôs na arena de competição para cumprir percursos e desempenhar tarefas. Paralelo à OBR, será realizada também a partir das 14h a Feira de Ciência e Arte com a apresentação de pesquisas por meio de projetos científicos realizados por alunos do Piauí, com temáticas relacionadas às áreas de ciência, tecnologia, inovação e arte.

Já no sábado (21), as atividades começam no Auditório do SENAC, às 8h, com apresentação de Pitchs e projetos orais, selecionados das inscrições na modalidade Feira de Ciências. Em seguida, às 9h30, ocorre a Palestra Magna O futuro e as máquinas pensantes, conduzida por Marcelo Mesquita, doutorando em Biotecnologia pela Rede Nordeste de Biotecnologia/UFPI e sócio-fundador da Tron.

À tarde, das 14 às 18h, no Espaço da Fecomércio,  haverá a 2ª Etapa Estadual da OBR, em que os robôs devem ser montados, programados, desenvolvidos e ajustados apenas pelos estudantes. Equipes inscritas no Nível 0 participarão apenas da primeira etapa no estado. As equipes inscritas nos Níveis 1 e 2 poderão se classificar para a Etapa Nacional. Também às 14h, seguem as apresentações de projetos da Feira de Ciências e Arte e às 19h solenidade de encerramento e entrega das medalhas e premiações.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais