Cidadeverde.com

Incêndio que atinge divisa do Piauí com o Ceará está controlado

Imprimir

Fotos: Corpo de Bombeiros do Piauí

Um incêndio na divida do Piauí com o Ceará mobilizou as equipes dos Corpos de Bombeiros dos dois estados para conter as chamas. Foram 14 horas de trabalho intenso na segunda (16). As informações são de que o fogo teria iniciado na quinta, no estado vizinho, mas se intensificou ontem.  

O incêndio atingiu os municípios de Pimenteiras, no Piauí, e Parambu, no Ceará. O tenente Hamilton Lemos, comandante dos Bombeiros em Picos, informou que a ocorrência chegou até eles no sábado (14), mas alguns moradores relataram a presença de focos de incêndio desde a última quinta (12).  As corporações contaram com a ajuda da população para controlar o fogo. 

"A guarnição de bombeiros militares do Ceará, comandada pelo capitão Albuquerque, teve a presença no local de um helicóptero, após várias táticas de combate realizadas, às 21h30, demos por encerrada as operações, pois foram contidas todas as chamas", disse o tenente, que contou com o apoio do cabo Platini e dos soltados Barros e Jackson, do Piauí, e o coronel Sousa Júnior, e os policias Clériston e Yure.

Nesta terça (17), o tenente Hamilton ressaltou que uma vistoria na região afetada foi realizada e confirmou a total extinção do incêndio.

O comandante destacou que essa foi a primeira vez em que a Companhia de Picos trabalhou em conjunto com os militares do Ceará. "Foi uma importante missão, permitindo que vidas humanas, animais domésticos e residências fossem preservadas; nossa missão é atender a sociedade com a eficiência que ela merece", disse. 

Alerta

A relações pública dos Bombeiros no Piauí, major Najra Nunes, comentou que o fogo pode ter iniciado por meio de uma ação humana, que essa seria a principal linha de investigação. 

"Quase todos os incêndios em vegetação são provocados pela ação humana. É muito difícil, é muito raro a autocombustão na vegetação, na natureza. Nas áreas rurais, nos pequenos municípios em áreas distantes onde não há coleta de lixo, as pessoas costumam juntar os resíduos e queimar. Só que há uma forma de fazer isso que gera menos danos. É preciso que sejam comunicado ao órgão competente da região", explicou a major.

Najra acrescenta que provocar queimadas e incêndio incorre em crime ambiental, e defende que o momento - com baixa umidade e altas temperaturas - “não está propício agora realizar nenhum tipo de queima em vegetação". 



Carlienne Carpaso
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais