Cidadeverde.com

Cuidados com roupinhas dos bebês antes e depois do nascimento

Imprimir

Foto: Pixabay/ fotos gratis

As roupinhas de bebês são tão fofas que as mamães assim que as veem já imaginam o bebê dentro delas. Mas, cuidar das roupas dos pequenos demanda uma atenção especial, pois, eles são muito sensíveis nessa primeira fase da vida e ainda estão desenvolvendo o sistema imunológico. Para evitar alergias, vermelhidão e coceiras é preciso lavar T – O- D- A- S as peças antes da chegada do bebê.

“O mais indicado é começar a lavar as roupinhas no 7° mês da gestação. Assim, a mamãe ainda tem tempo de arrumar tudo nos armários e deixar a mala prontinha, caso o bebê resolva antecipar um pouquinho”, conta Luara Milaina, especilista em limpeza.

Como é uma fase em que a mulher está lidando com muitas questões e já se sente um pouco mais cansada é necessário contar com uma rede de apoio, seja com familiares ou amigos. Mas, se for o caso de não ter ninguém com disponibilidade para dar uma ajuda na hora de lavar tudo, tem a possibilidade de contar com uma mãozinha de quem entende do assunto e está disponível para ajudar no que for preciso. Afinal, carregar peso, abaixar e levantar para carregar as roupinhas, colocar na máquina e estender é complicado na reta final da gravidez.

“Temos muita procura para contratação de lavadeiras para ajudar as mamães nesse processo. Pois, em um dia elas conseguem deixar as roupinhas dos bebês lavadas e prontinhas para serem guardadas. Como as nossas diárias são agendadas de acordo com a necessidade do cliente é possível agendar apenas um dia, por exemplo. Isso ajuda muito as futuras mamães a organizarem tudo sem fazer esforço”, explica Luara.

Alguns médicos orientam que o enxoval seja lavado na mão e com sabão neutro ou de coco, porém, a máquina não está proibida, desde que seja seguida a mesma regra do sabão e que o enxágüe seja caprichado. Amaciante, produtos com cheiros fortes e água sanitária estão descartados nesse processo. “Para as roupas mais delicadas e finas é só colocar dentro de uma fronha e amarrar ou comprar aqueles saquinhos específicos, hoje, eles são encontrados facilmente em lojas de variedades”, ensina Luara.

Mas, e depois que o bebê nascer? Esses cuidados devem continuar pelo menos até o primeiro trimestre, pois, eles ainda são bem sensíveis. Caso a roupa esteja muito suja e manchada a recomendação é deixar de molho em sabão neutro e depois lavar como de costume. Também é importante lembrar-se de sempre lavar a roupinha do bebê separada das peças do restante da família.

Não é tarefa fácil deixar tudo limpinho, pois, a quantidade de roupas de uma casa tende a triplicar depois da chegada do bebê. Por isso, muitas mamães recorrem a serviços de lavadeiras diaristas. Esse serviço tem uma grande procura nas empresas que terceirizam diaristas, lavadeiras e passadeiras. 

O período do puerpério é muito complicado para grande parte das mulheres, afinal, pós gestação o corpo e os hormônios estão voltando ao estado anterior à gravidez. É preciso compreender isso e ter a certeza de que só é possível ir até o limite. Por isso, não conseguir dar conta de tudo é mais do que normal e ter ajuda nesses primeiros meses é essencial para mamães e bebês ficarem saudáveis.

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais