Cidadeverde.com

Mais de 300 juízes e servidores discutirão gestão no judiciário nesta sexta (20)

Imprimir

Mais de 300 magistrados e servidores de primeiro grau de todo Piauí vão participar nesta sexta-feira (20), a partir das 8h, no auditório do Tribunal de Justiça do Piauí do curso “Administração Judicial Aplicada”, ministrado pelo juiz federal Dr. Carlos Henrique Borlido Haddad, de Minas Gerais.

Na ocasião, juízes, secretários de vara, diretores dos juizados, além de representantes do Centro Judiciário de Resolução de Conflitos e Cidadania e dos juizados especiais vão discutir as melhores estratégias para se aliar produtividade a um bom ambiente de trabalho. “Nós do judiciário fomos preparados para conhecer e aplicar as Leis, porém precisamos ir além. Para o Judiciário avançar precisamos nos adequar aos novos tempos, buscando estratégias inteligentes, eficientes e modernas para incrementar as gestões das unidades judiciárias piauienses, dando uma resposta mais ágil à sociedade. Isso tudo sem sobrecarregar nossos magistrados e servidores, criando um ambiente produtivo, de respeito e harmonia”, explica o Corregedor Geral da Justiça, desembargador Hilo de Almeida Sousa.

Para o juiz federal Carlos Haddad, melhorar a gestão do Judiciário brasileiro é um grande desafio. “É imperiosa a necessidade de se aplicar gestão no sistema de Justiça. O poder judiciário brasileiro, seja no âmbito cível ou criminal, possui muitos problemas. Os recursos são finitos, e na atual crise econômica não se pode esperar que mais dinheiro esteja disponível para se aumentar a produtividade nas unidades judiciárias. Assim, magistrados e servidores terão que pensar em estratégias para fazer frente aos desafios que o Poder Judiciário atualmente enfrenta”, explica.

Para implementar esse novo modelo, o juiz federal vai trazer o que de mais eficiente vem se fazendo no país. “Vamos mostrar como se implanta na prática o modelo de gestão judicial. Vamos abordar melhoria contínua, ritual de gestão, implantação de indicadores, gestão por competências. Isso tudo sem que precise de recursos financeiros adicionais, sem que haja esforços sobre-humanos, mas simplesmente racionalizando o trabalho, traçando estratégias, medindo tudo que se faz por indicadores, estabelecendo metas e mantendo uma convivência muito saudável”, explica o palestrante.

O Juiz Federal, Dr. Carlos Henrique Borlido Haddad, possui graduação em Direito pela Faculdade de Direito da UFMG, tem mestrado e doutorado em Ciências Penais pela mesma universidade. É pós-doutor pela Universidade de Michigan, Estados Unidos. Atualmente é Juiz Federal – Justiça Federal Seção Judiciária de Minas Gerais – e Professor Adjunto da Faculdade de Direito da UFMG, onde também atua como Diretor da Clínica de Trabalho Escravo e Tráfico de Pessoas. Tem experiência na área de Administração da Justiça, além de atuar na Formação de Juízes, certificado pela École Nationale de la Magistrature, França.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais