Cidadeverde.com
Viver Bem

Dia do sorvete: sobremesa também promove benefícios à saúde

Imprimir


O dia do sorvete é comemorado nesta segunda-feira (23). A guloseima é praticamente uma unanimidade. Além de ser uma delícia, o sorvete traz muitos benefícios para a saúde se não for consumido em excesso.

Fonte de energia, possui lipídios, proteínas e carboidratos. Já na sopra de letrinhas das vitaminas é fonte de A, do complexo B, C, D, E e K. Entre os minerais, destaque para o fósforo.

A lista de benefícios é enorme. Antioxidante, a vitamina A é muito importante para o bom funcionamento dos olhos. Já a vitamina K é essencial para o organismo, melhora a coagulação sanguínea e contribui para a saúde dos ossos.

Algumas pesquisas já comprovaram que o gelado contém triptofano. Um aminoácido que acalma, reduz a agressividade e aumenta a produção de serotonina O hormônio do bem-estar ajuda a dormir melhor, relaxa e combate o estresse.

Moderação

Ingrediente usado em sobremesas, como banana split, petit gateau e milk-shake, os sorvetes não estão proibidos. Entretanto, o segredo para não sair da dieta e não causar danos à saúde está na moderação. Alguns sorvetes possuem uma quantidade grande de gorduras trans em sua composição. Isso afeta a obesidade e contribui para o aumento de colesterol ruim (LDL) e doenças cardiovasculares.

Os sabores de frutas são escolhas menos calóricas, ao contrário das opções de massa. Já os sorvetes à base de leite são ótimas fontes de proteínas e cálcio, enquanto o feito de frutas e água reforça a hidratação. O picolé de limão, por exemplo, possui apenas 72 calorias. O cálcio existente em duas bolas da sobremesa equivale a um copo de leite.

Cuidados

Para as crianças, o consumo é indicado somente a partir dos 2 anos de idade. O risco de alergias à proteína do leite e lactose diminuem a partir dessa fase. Pessoas diabéticas não devem consumir sorvete comum por conta dos elevados teores de glicose. Prefira sempre os diet. E para os intolerantes à lactose a dica é sempre olhar o rótulo e consumir os que possuem leites de amêndoas, de coco e de cabra.

Terapêutico

Seu aspecto gelado é um ótimo analgésico para alguns pós-operatórios, tratamentos quimioterápicos ou cirurgias para a retirada de amídalas, ortodônticas, entre outras.

Receita

Aproveite a data e prepare um sorvete de morango caseiro para matar a vontade de comer um doce. Aqui vai um preparo fácil. São 2 bananas-nanicas maduras congeladas, 7 unidades de morango congelados e 1 pote de iogurte natural.

Primeiro congele as frutas por no mínimo 6 horas. Em um liquidificador, bata os morangos com o iogurte. Em seguida, acrescente as bananas até ficar uma mistura homogênea e cremosa. Depois leve ao freezer por 1 hora. Dica: pode substituir os morangos por outra fruta, mas a banana não pode ser trocada, ela é a base do sorvete . 

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Imprimir