Cidadeverde.com

Prefeito Firmino reúne vereadores e anuncia mudanças na articulação política

Imprimir

Foto: Semcom/ Renato Bezerra

O prefeito Firmino Filho (PSDB) reuniu os vereadores aliados na sede da prefeitura de Teresina na noite desta terça-feira (24). No encontro, o prefeito tratou de questões administrativas, mas também, da articulação política da prefeitura.

Fernando Said deixou a Comunicação para assumir a secretaria de Governo. A mudança foi bem vista pelos vereadores.

Com a proximidade da eleição, Fernando deve participar mais ativamente de assuntos como a formação das chapas proporcionais. Alguns vereadores estão com dificuldade de conseguirem um partido para filiação.

O encontro ocorreu um dia após os mesmos vereadores terem se reunido com o governador Wellington Dias. Ao contrário de Wellington, Firmino não prometeu recursos para obras. 

"O prefeito apresentou o Fernando Said que é o novo secretário de Governo. O Raimundo Eugênio é um nome mais técnico. O Fernando tem toda uma malícia política de discutir com os vereadores as necessidades. Para os vereadores foi uma boa opção do prefeito. Até mesmo pela dificuldade em articulação que os partidos estão tendo, o Fernando pode ser o principal para ajudar esses partidos", destacou Neto do Angelim. 

De acordo com o prefeito, a meta a partir de agora, é que a cada semana uma reunião com a base possa ser realizada. Da base, apenas Nilson Cavalcante não compareceu por motivo de saúde.

Apresentação do PDOT

Na parte na administrativa, o prefeito apresentou o Plano Diretor de Ordenamento Territorial. Ele quer o apoio da base.

 "Plano Diretor de Ordenamento Territorial é uma tentativa de adensar a cidade, onde a prefeitura já tem os terminais de integração, escolas, hospitais e existem espaços vagos. As empresas que constrói os grandes residenciais se afastam do Centro e dessa estrutura. Isso aumenta o custo da cidade com transporte coletivo, com educação, com pavimentação, coleta de lixo entre outras coisas. O Plano quer trazer as pessoas para mais perto das áreas que já possuem estrutura, assim a cidade fica mais funcional e mais eficiente", explicou a vereadora Graça Amorim, líder do prefeito na Câmara.

O Plano Diretor de Ordenamento Territorial de Teresina tem como principal função organizar a ocupação da cidade. Através dele serão definidas regras para novos empreendimentos imobiliários, comerciais e residenciais, de forma a incentivar o crescimento da cidade em regiões mais centrais e conectadas através do transporte público.

O novo PDOT vem sendo discutido pelos urbanistas da Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (SEMPLAN) desde 2016. Neste período, foram realizadas audiências públicas abertas à população e reuniões com diversos setores da sociedade civil, como movimentos populares, o sindicato dos construtores (Sinduscon), Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), OAB, CREA, entre outros.

O plano vem passando por um processo de revisão nos últimos dois anos e, após deliberação em audiência pública, será encaminhado para aprovação na Câmara Municipal de Teresina.

 

Lídia Brito
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais