Cidadeverde.com

Uespi forma 1ª turma de Estomaterapeutas em evento internacional

Imprimir

A segunda edição do Encontro Internacional de Estomaterapia (Eniespi), iniciou nesta quinta-feira (26), no Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Uespi. A programação do primeiro dia contou com palestras, mesa-redonda, e o descerramento de placa da primeira turma de especialização em Estomaterapia do Piauí, que teve 28 formadas.

“O curso de especialização em Estomaterapeuta é um diferencial na carreira do profissional de Enfermagem. Com ele, a gente tem um leque de possibilidades para trabalhar, desde estomias, incontinências e feridas nos mais diversos ambientes”, disse a enfermeira do Hospital Universitário (HU) e agora recém-formada em Estomaterapia, Raquel Rodrigues.

Na abertura do evento, estiveram presentes representando a Administração Superior da Uespi, o vice-reitor, Evandro Alberto; o pró-reitor de Administração, Pedro Antônio; a pró-reitora de Pesquisa e pós-graduação, Ailma Nascimento e a professora Luciana Maria Libório. Além deles, a mesa foi composta pela coordenadora da especialização e organizadora do evento, Sandra Marina Gonçalves e por profissionais ligados á área da saúde.

No momento de sua fala, o vice-reitor Evandro Alberto parabenizou o empenho da professora Sandra Marina Gonçalves, juntamente com sua equipe e destacou o marco para a Uespi em ofertar a primeira turma de especialização em Estomaterapia do Piauí. “Os estomaterapeutas têm feito um trabalho diferenciado no cenário nacional da saúde, agora, nós também podemos dizer que existem grandes profissionais desta vasta área formados em território piauiense”, acrescentou.

Segundo a representante nacional da Associação Brasileira de Estomaterapia e idealizadora do evento, Sandra Marina Gonçalves, a expectativa de abertura para a realização da próxima turma de Estomaterapia está prevista para acontecer em março do próximo ano. “O cenário de finalização da pós graduação é extremamente positivo. Através da qualidade dos nossos professores conseguimos formar profissionais aptos para o mercado de trabalho”, ressaltou.

Sobre o evento, a professora especialista em Terapia Intensiva, Sandra Marina Gonçalves, disse que essa é a oportunidade ideal para debater sobre temas importantes da saúde da sociedade brasileira, assim como estabelecer uma rede de contatos com professores e pesquisadores de várias partes do Brasil e exterior.

A programação do II Encontro Internacional de Estomaterapia segue até amanhã (28). Através das palestras, mesa-redonda e minicursos serão debatidos temas, como por exemplo: Cateterismo, Incontinência Urinária e Tecnologias educativas para o cuidados de estomias em crianças.

Resultados que comprovam a importância da especialização em Estomaterapia no Piauí

O paciente Flávio Murilo da Conceição, de 39 anos, foi uma das pessoas atendidas pelas alunas da pós graduação. Com o auxílio delas, acompanhadas da equipe de professores, ele conseguiu se recuperar do trauma que gerou uma infecção em sua perna. “Somente queria agradecer à toda equipe pelo cuidado que tiveram comigo, através da minha experiência, tive a certeza do quanto esses profissionais são necessários em Teresina”, agradeceu.


Da redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais