Cidadeverde.com

Guilherme Weber e Manuela do Monte em Paixão de Cristo

Apresentada desde 1996, a Paixão de Cristo, encenada pelo grupo Escândalo de Teatro (Escalet), em Floriano (PI), chega à 12ª edição como maior evento cultural do Piauí. Neste ano, o grupo traz, além dos 25 artistas locais, os atores globais Guilherme Weber e Manuela do Monte. A Paixão de Cristo será exibida n dia 11 de abril, a partir das 20h, no Teatro Cidade Cenográfica.

A Paixão de Cristo nasceu a partir da necessidade que o diretor César Crispim sentiu de revitalizar os auto-religiosos. Na época, foram ministradas oficinas e seminários e desta preparação foi selecionado o elenco para representar o espetáculo.

Com a Paixão de Cristo, o grupo já percorreu mais de 63 cidades do interior do Piauí em praças públicas, chegando a ser vista por mais de dois milhões de espectadores. Em 2000, num ato de ousadia e esforço coletivo foi iniciada a construção do Teatro Cidade Cenográfica em Floriano e já no ano seguinte, passou a ser o palco da encenação.

Mesmo funcionando no interior, o Escalet foi mais longe e resolveu dar uma dimensão nacional à montagem, unindo artistas nacionais e locais. Em 2002, Floriano recebeu os atores Mônica Carvalho e Claudio Heirinch. Em 2004, foi a vez de Caio Blat. No ano seguinte, Dalton Vigh fez Pilatos e Valeria Pinheiro interpretou Maria, o ano contou ainda com Tom Cleber no papel do Anjo da Anunciação. Em 2006, Guilherme Weber deu vida a Caifás e Marcos Antonio Gimenez interpretou Pilatos. Em 2007, quem esteve em Floriano foi Gabriel Wainer e Camila Rodrigues. No ano passado, o grupo recebeu Caio Blat e Patrícia Werneck. Neste ano, quem volta é o ator Guilherme Weber e a atriz Manoela do Monte estréia no palco do Teatro Cidade Cenográfica de Floriano.

Segundo César Crispim, o lançamento da Paixão de Cristo 2009 ocorrerá no dia 5 de fevereiro, às 8h30, no Clube dos Diários, em Teresina, e terá a presença da atriz Manoela do Monte.

Com forte atuação na cultura de Floriano, cidade que funciona como portal de entrada da Região Sul e os Cerrados Piauienses, o Escalet exerce, além do teatro, atividades socioeducativas  e dentro do Programa Mais Cultura, o grupo aprovou projeto para o Ponto de Cultura – Cultura ao Alcance de Todos - logo na primeira fase e como resultado implantou biblioteca, originou grupos de dança e ganhou um estúdio para gravar a produção local.

Trabalhando a formação, o Escalet leva para os palcos peças de Maria Clara Machado (A Bruxinha que era boa), encenou também a "Árvore dos Mamulengos", "A Menina e o Boizinho", "O Castelo Rá-Tim-Bum", "O Mágico de Oz", "Porque contamos estórias", esta última em parceria com atores e diretor de  Pernambuco.

Para divulgar seu trabalho em outros estados, o Escalet tem participado de festivais no Paraná, Minas Gerais, Minas Gerais, Pernambuco, São Paulo e Piauí, tendo conquistado o prêmio de ator revelação para César Crispim no Festival Nordestino de Teatro (Guaramiranga-CE). 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: