Cidadeverde.com

Hemodinâmica do HGV completa nove anos e amplia atendimentos

Imprimir

O serviço de Hemodinâmica do Hospital Getúlio Vargas (HGV) completa nove anos e registra 5.980 procedimentos realizados nesse período. Implantado em 2011, passou por um incremento do Governo do Estado em 2014, com a aquisição de um equipamento mais moderno, que possibilitou a ampliação nos atendimentos de alta complexidade, proporcionando mais qualidade e segurança aos pacientes assistidos. São intervenções nas áreas de neurocirurgia e vascular e de diagnóstico em cardiologia.

Com o novo equipamento, o HGV ampliou o número de procedimentos realizados. Em 2011, realizou 81 procedimentos/ano. A partir de 2014, passou a realizar 654 procedimentos anuais. Em 2019, até o mês de setembro, já são 818 intervenções. A meta é chegar a mil procedimentos até o final do ano.

O coordenador da Hemodinâmica do HGV, o cirurgião vascular Martônio de Assunção, explica que o serviço é credenciado pelo Ministério da Saúde para atendimento em alta complexidade no tratamento de doenças cardiovasculares e neurológicas. “Temos um aparelho de última geração, com o qual realizamos procedimentos em pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS)”, pontua o médico.

Martônio explica que o serviço atende pacientes do Ambulatório Integrado do próprio HGV e de outros hospitais da rede estadual. Para isso, conta com uma equipe formada por neurocirurgiões, cirurgiões vasculares, cardiologistas, tecnólogos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, além do pessoal administrativo. "Tratamos de aneurismas cerebrais e de aorta abdominal, malformações vasculares e cerebrais, pacientes vítimas de acidente vascular isquêmico, doenças de carótidas, pacientes diabéticos com problemas nos membros inferiores, dentre outros. Nossa perspectiva é ampliar cada vez mais o serviço para a população que depende do Sistema Único de Saúde", afirma o coordenador.

A Hemodinâmica do HGV é pioneira em alguns procedimentos que até então não eram ofertados pela rede pública do estado, como a realização da primeira embolização de aneurisma cerebral, em março de 2012, e a primeira correção de aneurisma de aorta torácica, em novembro de 2015.


Da redação
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais