Cidadeverde.com
Viver Bem

Dicas valiosas para garantir a saúde dos olhos

Imprimir

Foto: Pixabay/ fotos gratis

“O essencial é invisível aos olhos”. A frase do livro O pequeno príncipe, um clássico da literatura escrito pelo francês Antoine de Saint-Exupéry sintetiza que a verdadeira beleza está no coração, nas boas atitudes e, por isso, não é possível enxergá-la com os olhos. Mas, apesar de toda filosofia, é fundamental cuidarmos muito bem da saúde dos olhos, cultivando bons hábitos. Assim, evitamos danos à visão a longo prazo.

E o primeiro passo é não coçar. A atitude de esfregar, praticamente instintiva, pode provocar lesão pela pressão exercida ou até desenvolver uma conjuntivite bacteriana. As mãos levam bactérias para os olhos facilmente. Por isso, é importante lavá-las sempre e manter a higienização ao redor dos olhos limpando com hastes flexíveis, os conhecidos cotonetes, os cantos, os cílios e as pálpebras, removendo todas as impurezas.

Piscar

Outra preocupação necessária é piscar com mais frequência. Isso ajudará a descansar a vista, lubrificar as córneas e prevenir o ressecamento nos olhos. Quem passa muitas horas em frente ao computador também deve piscar repetidas vezes para evitar o olho seco e fazer pausas a cada duas horas. Beber água hidrata e ajuda no processo. A indicação de colírios lubrificantes diariamente também melhora o desconforto.

A alimentação também faz diferença para a saúde ocular. Por isso, aumente a ingestão de vitaminas, minerais, proteínas saudáveis, ômega-3 e luteína retardam doenças como catarata e a degeneração macular. Excesso de glicose no sangue pode causar problemas para a visão, principalmente de quem sofre de diabetes, provocando uma retinopatia diabética. 

Outras recomendações

Outra dica importante: evite fumar. O cigarro facilita o desenvolvimento de catarata ou glaucoma. Além disso, fique atento ao prazo de validade das sombras, lápis e do rímel. Dormir sem remover a maquiagem pode irritar os olhos, além de inflamar a área ocular. Use produtos antialérgicos e sem conservantes. Também é fundamental fazer a limpeza dos pincéis e esponjas para evitar a proliferação de bactérias.

Usar óculos de sol também é importante para restringir a exposição dos olhos à radiação ultravioleta. Por isso, as lentes têm que ter proteção UVA e UVB. Para evitar risco de infecções, é importante ainda higienizar as lentes de contato com produtos sugeridos pelo fabricante. 

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Imprimir