Cidadeverde.com

"Cólica não é normal", explica ginecologista sobre endometriose

Imprimir

No Notícia da Manhã desta terça-feira (1), a média ginecologista Lia Cruz tirou dúvidas os sintomas da endometriose e desmistificou crenças sobre as dores da menstruação que acometem muitas mulheres. 

Afecção ginecológica caracterizada pela presença de fragmentos do endométrio fora de sua localização normal, a endometriose afeta em média 10% das mulheres. A dor crônica é o principal sintoma e a infertilidade pode ser um dos resultados da doença.

Lia alerta para a orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS) que aponta que a dor intensa no período menstrual não deve ser naturalizada. ‘’Cólica não é normal. A ausência de não conseguir fazer as atividades do dia a dia é um preditor de endometriose profunda”, assinala.

Ainda de acordo com a ginecologista, o diagnóstico de endometriose chega a demorar oito anos por conta do preconceito e do senso comum de que a dor da cólica é natural. "Mitos e preconceitos de que mulher tem que sofrer, que cólica é normal, que quando casar passa”, lamenta a médica.

Por ser uma doença crônica e recorrente, a endometriose tem tratamento e controle. “É uma doença benigna”, tranquiliza Lia. Quando os casos são de intervenção cirúrgica, raramente são retirados os úteros ou os ovários. 

Massagens e alimentação equilibrada podem auxiliar na diminuição dos sintomas. Confira entrevista completa no vídeo.

Valmir Macêdo
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais