Cidadeverde.com

Atenção e cuidados redobrados com cirurgia plástica no B-R-O-BRÓ

Imprimir

Mais luz, mais calor, mais cuidados. O período mais quente do ano, que compreende os meses de setembro a dezembro, também conhecido como B-R-O-Bró, chega com previsões que ultrapassam a casa dos 40° no Piauí, com sensação térmica ainda maior. De acordo com os especialistas, os cuidados para quem realiza procedimentos cirúrgicos nesse período devem ser redobrados, evitando os riscos do pós-operatório.

Alguns cuidados são essenciais para quem passa por uma cirurgia plástica no período mais solar do Estado. Por isso, o primeiro cuidado está na exposição ao sol, sendo desaconselhada essa atividade. Para o cirurgião plástico William Machado, é recomendável que o paciente não se exponha em nenhuma circunstância a altas temperaturas para evitar o aparecimento de edemas e manchas no local da cirurgia.

"Os pacientes não devem se expor diretamente pelo menos nos primeiros 30 dias, para que não comprometa o processo de cicatrização. O ideal é que ele se proteja durante os 90 dias após a cirurgia, com protetor solar e roupas que evitem a exposição ao sol", orientou o médico.

O uso de cintas também é recomendável, principalmente em alguns tipos de cirurgias como mamoplastia, abdominoplastia, lipoaspiração e lifting facial. "Mesmo podendo ser um pouco desconfortável nos dias mais quentes, é importante não deixar de usá-las. Elas ajudam na recuperação dos tecidos, diminuem o edema na ferida operatória, contribuem para uma boa cicatrização e protegem a região operada. Além disso, promovem significativa melhora nos sistemas circulatórios sanguíneos e linfáticos, importante para o restabelecimento dos tecidos traumatizados", afirmou o especialista.

No caso de cirurgias maiores, como a lipoaspiração, é recomendável ingerir muito líquido. Segundo William Machado, é indispensável beber bastante água nesse período, mas para quem realiza uma cirurgia plástica, deve ser reforçado. "A ingestão de água pode evitar desidratação causada pelas temperaturas elevadas. É recomendável mais de três litros de água por dia nos primeiros dias para evitar a hipotensão, que pode ser potencializada pelo calor excessivo", disse.

Entretanto, existe uma recomendação específica para cada tipo de cirurgia, sendo essencial seguir às orientações do médico, que avalia as necessidades de cada paciente. Assim, é possível garantir uma recuperação saudável e resultado satisfatório.

O Brasil é o segundo país que mais realizada cirurgias plásticas no mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos. Esse destaque brasileiro no ranking de cirurgias plásticas se deve ao crescimento no número de cirurgiões habilitados, crescimento de poder econômico da população, maior facilidade de pagamento e melhor esclarecimento dos potenciais pacientes sobre os procedimentos.

 

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais